Evidenciação Ambiental (EA): Contribuição da Metodologia Multicritério para Identificação dos Aspectos Financeiros para a Gestão Ambiental

Autores

  • Fabrícia Silva da Rosa UFSC
  • Araceli Cristina de Sousa Ferreira UFRJ
  • Sandra Rolim Ensslin UFSC
  • Leonardo Ensslin UFSC

Palavras-chave:

Evidenciação Ambiental, Gestão, Aspectos Financeiros, Metodologia Multicritério.

Resumo

No contexto da gestão da Evidenciação Ambiental (EA), o objetivo deste trabalho consiste em construir um modelo Multicritério de evidenciação dos aspectos financeiros. Este estudo de caráter exploratório-descritivo fez uso da abordagem qualitativa, na fase de estruturação do modelo. A Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) foi o instrumento de intervenção escolhido para orientar o processo de construção do modelo, uma vez que é capaz de representar a percepção de um membro da comunidade científica e a interpretação das seguintes normas de Evidenciação Ambiental: Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting – United Nations (ISAR/UNCTDA); Instituto Brasileiro de Auditores Independentes do Brasil (IBRACON); Normas Brasileiras Técnicas de Contabilidade (NBCT-15). A partir do modelo construído, foi possível: (i) identificar os 27 aspectos financeiros que compõem o modelo de gestão ambiental; (ii) apresentar uma proposta de mensuração desses aspectos por meio de uma escala ordinal; e (iii) demonstrar a atividade de gerenciamento interno desses aspectos de evidenciação. Nesse sentido, acredita-se que o modelo Multicritério aqui proposto pode contribuir com a Evidenciação Ambiental, uma vez que permite uma visão diferenciada com relação às propostas encontradas na literatura.

Biografia do Autor

Fabrícia Silva da Rosa, UFSC

Doutoranda e Mestre do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - UFSC

Graduada em Ciências Contábies - UFSC

Bolsista do CNPq

Araceli Cristina de Sousa Ferreira, UFRJ

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (1979) , mestrado em Ciências Contábeis pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1998) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretora da Faculdade de Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, contabilidade, custos ambientais, Sistema de Informação Gerencial, Resultado Econômico e Gecon.

Sandra Rolim Ensslin, UFSC

Possui graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC) e professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Contabilidade e Engenharia de Produção, com ênfase em Ativos Intangíveis e Modelos Multicritérios (apoio á decisão), atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA-C), apoio à decisão, avaliação de desempenho organizacional, capital intelectual, ativos intangíveis e pesquisa em contabilidade.

Leonardo Ensslin, UFSC

Concluiu o doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas - University of Southern California em 1974. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou 15 artigos em periódicos especializados e 169 trabalhos em anais de eventos. Possui 12 capítulos de livros e 8 livros publicados. Participou do desenvolvimento de 34 produtos tecnológicos. Orientou 60 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado e co-orientou 2 teses de doutorado nas áreas de Engenharia de Produção e Administração. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 6 projetos de pesquisa. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional. Em suas atividades profissionais interagiu com 130 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Downloads

Publicado

2011-01-18

Como Citar

DA ROSA, F. S.; DE SOUSA FERREIRA, A. C.; ROLIM ENSSLIN, S.; ENSSLIN, L. Evidenciação Ambiental (EA): Contribuição da Metodologia Multicritério para Identificação dos Aspectos Financeiros para a Gestão Ambiental. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 27–61, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/605. Acesso em: 18 abr. 2024.