Evidenciação Ambiental (EA): Contribuição da Metodologia Multicritério para Identificação dos Aspectos Financeiros para a Gestão Ambiental
Palavras-chave:
Evidenciação Ambiental, Gestão, Aspectos Financeiros, Metodologia Multicritério.Resumo
No contexto da gestão da Evidenciação Ambiental (EA), o objetivo deste trabalho consiste em construir um modelo Multicritério de evidenciação dos aspectos financeiros. Este estudo de caráter exploratório-descritivo fez uso da abordagem qualitativa, na fase de estruturação do modelo. A Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) foi o instrumento de intervenção escolhido para orientar o processo de construção do modelo, uma vez que é capaz de representar a percepção de um membro da comunidade científica e a interpretação das seguintes normas de Evidenciação Ambiental: Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting – United Nations (ISAR/UNCTDA); Instituto Brasileiro de Auditores Independentes do Brasil (IBRACON); Normas Brasileiras Técnicas de Contabilidade (NBCT-15). A partir do modelo construído, foi possível: (i) identificar os 27 aspectos financeiros que compõem o modelo de gestão ambiental; (ii) apresentar uma proposta de mensuração desses aspectos por meio de uma escala ordinal; e (iii) demonstrar a atividade de gerenciamento interno desses aspectos de evidenciação. Nesse sentido, acredita-se que o modelo Multicritério aqui proposto pode contribuir com a Evidenciação Ambiental, uma vez que permite uma visão diferenciada com relação às propostas encontradas na literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.