EFICIÊNCIA RELATIVA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Franciane de Oliveira Alvarenga Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ
  • Pierre Ohayon Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v32i2.5963

Palavras-chave:

Análise por Envoltória de Dados, Universidades Federais, Ensino, Pesquisa e Extensão, Eficiência Relativa

Resumo

Objetivou-se avaliar o nível de eficiência relativa de Universidades Federais Brasileiras nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, uma vez que elas impulsionam o crescimento socioeconômico, fazendo-se necessário que os gastos públicos sejam feitos de forma eficiente, atentando-se à produtividade. Para isso, utilizou-se a técnica Análise por Envoltória de Dados. A pesquisa é caracterizada como descritiva e de abordagem quantitativa, sendo composta por 34 universidades federais brasileiras, adotando-se uma análise longitudinal entre os anos de 2013 e 2017. Para as atividades de ensino, observou-se que nove universidades apresentaram eficiência total ao longo do período analisado, sendo que 2014 foi o ano que apresentou os piores níveis de eficiência e 2016 o melhor. Já para as atividades de pesquisa, os resultados apontaram que nove universidades foram 100% eficientes ao longo do período de análise, apontando que 2014 foi o pior ano (com menores níveis de eficiência) e 2017 o melhor. Por fim, em relação às atividades de extensão, os resultados mostram que as universidades têm mais dificuldades para se manterem totalmente eficientes, visto que apenas três universidades são consideradas 100% eficientes em relação ao grupo de análise nos anos compreendidos, apontando que 2014 foi o ano que as universidades tiveram melhores níveis de eficiência e 2017 o pior ano.  Sabendo que a missão das universidades é realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, observou-se que apenas a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre se mantiveram 100% eficientes em todas as atividades em conjunto e nos anos analisados.

Biografia do Autor

Franciane de Oliveira Alvarenga, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Professora na Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ

Pierre Ohayon, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

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Publicado

2021-07-29

Como Citar

ALVARENGA, F. de O.; OHAYON, P. EFICIÊNCIA RELATIVA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 59–96, 2021. DOI: 10.22561/cvr.v32i2.5963. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/5963. Acesso em: 20 abr. 2024.