ENDIVIDAMENTO PÚBLICO: UMA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO PARA MUNICÍPIOS BRASILEIROS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM CONSTRUCTO
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v30i1.4896Palavras-chave:
endividamento público; constructo; municípios brasileirosResumo
O objetivo deste trabalho consiste em propor um instrumento de mensuração do endividamento público para municípios brasileiros a partir da elaboração de um constructo. Dentro dos procedimentos adotados, define-se quanto aos objetivos como pesquisa descritiva, quantos aos procedimentos como pesquisa bibliográfica e quanto à abordagem do problema como quantitativa. O objeto de investigação foram os municípios brasileiros, sendo adotado o processo de amostragem não aleatória por julgamento para seleção da amostra. Desta forma, compõe a amostra deste estudo os municípios com população acima de 30 mil habitantes, totalizando 1.158 municípios. O constructo de endividamento público, elaborado com a utilização da técnica estatística da análise fatorial exploratória, apresentou 34 variáveis envolvidas e a proposição de três dimensões: capacidade financeira, relação Estado-sociedade e dependência de terceiros. Com estes fatores o modelo apresentou um poder explicativo de 78,87% da variância total observada. Este resultado demonstra a relevância de análise do endividamento público a partir do modelo de mensuração proposto, visto o alto grau de adequação do mesmo. Conclui-se, com a elaboração do constructo, que o endividamento público dos municípios brasileiros possui uma faceta multidimensional e, por este motivo, deve ser analisado a partir de um modelo que considere as correlações entre os indicadores sociais e de resultado, dentre outros que se mostram significativos na formação do constructo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.