AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO CHOQUE DE GESTÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UM ESTUDO DAS ALTERAÇÕES DOS INDICADORES UTILIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v30i2.4790Palavras-chave:
Indicadores de Desempenho, Mudança de Indicadores, Gestão no Setor Público, Desempenho Gerencial.Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar quais são os fatores organizacionais e ambientais presentes nas estruturas das teorias da Contingência e de Agência, que levaram às alterações dos indicadores utilizados para avaliação de desempenho, na estrutura gerencial do governo do estado de Minas Gerais, à época do Choque de Gestão. A análise dos dados extraídos de documentos públicos e questionários foi realizada por meio de regressão logística. Os resultados encontrados evidenciam que os indicadores utilizados para avaliação de desempenho utilizados na estrutura gerencial do estado de Minas Gerais variam no decorrer do tempo, influenciados por fatores ambientais e organizacionais. Concluiu-se que as ferramentas gerenciais utilizadas pelo Estado se apresentaram insuficientes para possibilitar a utilização adequada da estrutura gerencial do modelo de gestão diante de algumas pressões identificadas com base nas Teorias da Agência e na Teoria da Contingência, enfraquecendo o modelo inicialmente proposto e promovendo alterações nos indicadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.