O EFEITO MODERADOR DO DINAMISMO DO MERCADO DE PRODUTOS NA RELAÇÃO ENTRE VANTAGEM COMPETITIVA E O DESEMPENHO OPERACIONAL DA FIRMA
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v30i1.4693Palavras-chave:
vantagem competitiva, decomposição do desempenho operacional, dinamismo ambiental, estrutura-conduta-desempenho, teoria dos recursos.Resumo
Este artigo investigou a relação entre a vantagem competitiva e a composição patrimonial da firma, com base em métricas contidas na estrutura das demonstrações contábeis, a partir de origem endógena (composição patrimonial da firma) ou exógena (grau de dinamismo do setor). Adicionalmente, verificou-se se as características exógenas moderam a relação entre características endógenas e o desempenho operacional da firma. A amostra utilizada no estudo foi composta por 481empresas com dados trimestrais do período de 1998 a 2016, extraídos do banco de dados da Economatica®. Como técnica de análise utilizou-se a abordagem de modelos hierárquicos com medidas repetidas que envolvem regressões em série aninhadas, estimadas por máxima verossimilhança. Os resultados sugerem que os recursos idiossincráticos, capturados pelos modelos de mensuração contábil, da firma têm maior capacidade de explicação do desempenho operacional, quando comparados a características do ambiente no qual ela se insere. Verificou-se ainda que os recursos idiossincráticos da firma, capturados pelos modelos de mensuração contábil, são sensíveis às características exógenas à firma. A moderação do grau de dinamismo do setor inverte a relação entre os recursos idiossincráticos da firma com o desempenho operacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.