O EFEITO MODERADOR DO DINAMISMO DO MERCADO DE PRODUTOS NA RELAÇÃO ENTRE VANTAGEM COMPETITIVA E O DESEMPENHO OPERACIONAL DA FIRMA

  • Luiz Claudio Louzada Universidade Federal do Espírito Santo-PPGCON/UFES
  • Márcio Augusto Gonçalves Professor Adjunto da UFMG – Departamento de Ciências Administrativas
  • Vagner Antônio Marques Universidade Federal do Espírito Santo-PPGCON/UFES
Palavras-chave: vantagem competitiva, decomposição do desempenho operacional, dinamismo ambiental, estrutura-conduta-desempenho, teoria dos recursos.

Resumo

Este artigo investigou a relação entre a vantagem competitiva e a composição patrimonial da firma, com base em métricas contidas na estrutura das demonstrações contábeis, a partir de origem endógena (composição patrimonial da firma) ou exógena (grau de dinamismo do setor). Adicionalmente, verificou-se se as características exógenas moderam a relação entre características endógenas e o desempenho operacional da firma. A amostra utilizada no estudo foi composta por 481empresas com dados trimestrais do período de 1998 a 2016, extraídos do banco de dados da Economatica®. Como técnica de análise utilizou-se a abordagem de modelos hierárquicos com medidas repetidas que envolvem regressões em série aninhadas, estimadas por máxima verossimilhança. Os resultados sugerem que os recursos idiossincráticos, capturados pelos modelos de mensuração contábil, da firma têm maior capacidade de explicação do desempenho operacional, quando comparados a características do ambiente no qual ela se insere. Verificou-se ainda que os recursos idiossincráticos da firma, capturados pelos modelos de mensuração contábil, são sensíveis às características exógenas à firma. A moderação do grau de dinamismo do setor inverte a relação entre os recursos idiossincráticos da firma com o desempenho operacional.

Biografia do Autor

Luiz Claudio Louzada, Universidade Federal do Espírito Santo-PPGCON/UFES

Doutor em Administração e Mestre em Ciências Contábeis (FUCAPE * CEPEAD/UFMG)

Professor do Departamento de Ciências Contábeis (PPGCON-UFES)

Vagner Antônio Marques, Universidade Federal do Espírito Santo-PPGCON/UFES

Doutor em Administração e Mestre em Ciências Contábeis (CEPCON/CEPEAD-UFMG)

Publicado
2019-08-16
Como Citar
LOUZADA, L. C.; GONÇALVES, M. A.; MARQUES, V. A. O EFEITO MODERADOR DO DINAMISMO DO MERCADO DE PRODUTOS NA RELAÇÃO ENTRE VANTAGEM COMPETITIVA E O DESEMPENHO OPERACIONAL DA FIRMA. Contabilidade Vista & Revista, v. 30, n. 1, p. 91-122, 16 ago. 2019.