DISCLOSURE SOCIOAMBIENTAL DE EMPRESAS NORTE-AMERICANAS LISTADAS NA NYSE: CARACTERÍSTICAS E OS POSSÍVEIS FATORES PARA A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA
Resumo
Sob a ótica da Teoria dos Stakeholders, esse estudo analisa o disclosuresocioambiental de 34 companhias norte-americanas de capital aberto, com
ações negociadas na New York Stock Exchange (NYSE) e pertencentes ao
Dow Jones Sustainability Index (DJSI). Por meio da análise de conteúdo e
análise de correspondência das demonstrações financeiras encerradas nos
anos de 2013 e 2014, examinou-se a relação entre o tipo de evidência e o
tipo de notícia. Seis hipóteses foram formuladas para explicar o disclosure
socioambiental utilizando análise de regressão. Os resultados demonstram
que informações declarativas estão associadas com notícias positivas,
enquanto informações monetárias estão associadas com notícias neutras. As
companhias divulgam mais informações financeiras ambientais indicando
que sua gestão conduz os interesses dos stakeholders mais influentes como
investidores e acionistas, demonstrando, assim, transparência e gerando
confiança as partes interessadas ao divulgar os efeitos de tais informações
sobre o desempenho organizacional. O modelo de regressão possui baixo
poder explicativo, pois explica apenas 30% do disclosure socioambiental por
meio das variáveis tamanho da empresa (TAM), endividamento (END) e rentabilidade (RENT). Contudo, rejeita-se a hipótese nula dessa variável
sugerindo que as organizações com menor rentabilidade divulgam mais
informações socioambientais. Apesar das companhias analisadas serem
consideradas referência em sustentabilidade empresarial, verificou-se que a
maioria delas ainda evidencia poucas informações socioambientais nos
relatórios anuais padrão 10-K. Conclui-se que uma mudança no
comportamento do disclosure socioambiental depende do interesse e
necessidades dos stakeholders quanto a esse tipo de divulgação.
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