EFEITOS DA CRISE FINANCEIRA DE 2008 E DA ADOÇÃO DAS IFRS SOBRE O MATCHING PRINCIPLE: UM ESTUDO SOBRE AS EMPRESAS INDUSTRIAIS LISTADAS NA BM&FBOVESPA (2005 – 2015)
Palavras-chave:
Matching Principle, Crise Financeira de 2008, IFRS, BM&FBOVESPA, Indústria.Resumo
Neste artigo, investigam-se os efeitos da Crise Financeira de 2008 e da adoção dos padrões contábeis internacionais International Financial Reporting Standards (IFRS) sobre o Matching Principle, tomando-se por base a receita bruta das vendas e o custo do produto vendido. Dichev e Tang (2008) sugerem que a relação entre receitas e despesas tem decrescido ao longo do tempo, tendo como resultado a perda da qualidade dos lucros. Donelson, Jennings e Mcinnis (2010) consideram que tal declínio resulte de fatores econômicos e de mudanças nos padrões contábeis. Este artigo abrange 3.740 (três mil setecentas e quarenta) observações trimestrais relativas a 85 (oitenta e cinco) empresas industriais listadas na BM&FBOVESPA e cobre o período de 2005 a 2015. São elaboradas e testadas quatro hipóteses sobre os possíveis efeitos da Crise de 2008 e da adoção das normas internacionais. Os resultados sugerem que a Crise Financeira de 2008 não apresentou efeito de enfraquecimento do Matching Principle nas empresas industriais, mas que, ao contrário, a adoção das normas IFRS apresentou efeitos significativos de fortalecimento do Matching Principle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.