CONVERSAÇÃO NECESSÁRIA: ARTICULAÇÃO ENTRE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE E OS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO STRICTO-SENSU NA ÁREA

  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal do Paraná
  • Flávio Ribeiro Universidade Federal do Paraná
  • Pedro Ylunga Costa da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Renata Mendes de Oliveira Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: , Níveis de ensino, Projeto de Iniciação Científica, Programa de Pós-graduação

Resumo

Ao longo dos anos, tem-se observado o crescimento e valorização do ensino superior em Contabilidade no Brasil, consequentemente trazendo o aumento da quantidade de programas de Pós-graduação Stricto-Sensu na área. Com esse crescimento é importante incentivar a pesquisa nos diferentes níveis de ensino, levando articulação entre os níveis de graduação e pós-graduação, para que cada vez mais se observe o enriquecimento da produção acadêmica desenvolvida no país. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo verificar o nível de articulação entre os cursos de graduação em Contabilidade e os Programas de Pós-graduação Stricto-Sensu. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados questionários, enviados para mestrandos dos programas de pós-graduação em Contabilidade e aos coordenadores dos PPG. Foram obtidas 108 respostas de mestrandos e 25 dos coordenadores. Os resultados encontrados sugerem que os incentivos financeiros, são insuficientes para que os estudantes possam dedicar-se exclusivamente aos projetos de pesquisa. Outro ponto observado refere-se ao baixo índice de professores do programa de pós-graduação que desenvolvem projetos de Iniciação Científica, relacionado com a falta de incentivos e mesmo cobrança, por parte da CAPES, fazendo com que os professores não se sintam motivados a desenvolverem pesquisas com o corpo discente da graduação. 

Publicado
2017-05-04