CONVERSAÇÃO NECESSÁRIA: ARTICULAÇÃO ENTRE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE E OS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO STRICTO-SENSU NA ÁREA
Palavras-chave:
, Níveis de ensino, Projeto de Iniciação Científica, Programa de Pós-graduaçãoResumo
Ao longo dos anos, tem-se observado o crescimento e valorização do ensino superior em Contabilidade no Brasil, consequentemente trazendo o aumento da quantidade de programas de Pós-graduação Stricto-Sensu na área. Com esse crescimento é importante incentivar a pesquisa nos diferentes níveis de ensino, levando articulação entre os níveis de graduação e pós-graduação, para que cada vez mais se observe o enriquecimento da produção acadêmica desenvolvida no país. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo verificar o nível de articulação entre os cursos de graduação em Contabilidade e os Programas de Pós-graduação Stricto-Sensu. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados questionários, enviados para mestrandos dos programas de pós-graduação em Contabilidade e aos coordenadores dos PPG. Foram obtidas 108 respostas de mestrandos e 25 dos coordenadores. Os resultados encontrados sugerem que os incentivos financeiros, são insuficientes para que os estudantes possam dedicar-se exclusivamente aos projetos de pesquisa. Outro ponto observado refere-se ao baixo índice de professores do programa de pós-graduação que desenvolvem projetos de Iniciação Científica, relacionado com a falta de incentivos e mesmo cobrança, por parte da CAPES, fazendo com que os professores não se sintam motivados a desenvolverem pesquisas com o corpo discente da graduação.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.