Um enfoque Matemático e Estatístico para a Análise do Custo-Volume-Lucro e suas Hipóteses Simplificadoras
Palavras-chave:
Análise Custo-Volume-Lucro, Hipóteses, Limitação, Enfoque Matemático, Enfoque EstatísticoResumo
A análise do custo-volume-lucro (CVL) é um instrumento contábil de grande valor no processo de planejamento das empresas. Apesar disso, deve-se utilizá-la tendo ciência de que se apóia em pressuposições simplificadoras que distorcem a realidade e são bastante sentidas no curto prazo. Por meio de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, o presente trabalho consiste do levantamento das simplificações impostas à realidade a fim de tornar a análise do ponto de equilíbrio um instrumento representativo das relações entre custos, volume e lucro; da descrição das implicações matemáticas decorrentes dessas simplificações; e da apresentação de metodologias existentes na literatura específica da área contábil para lidar com essas simplificações e atenuar seus efeitos limitativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.