Proposta de Utilização de Beta-Indicador como Modelo Determinístico para Gestão de Custos Estimados nas Pequenas e Médias Empresas
Palavras-chave:
Gestão de Custos em PME, Indicadores, Beta-Indicadores, Tomada de DecisãoResumo
Este trabalho propõe um modelo determinístico aplicado ao controle de custos com base em Beta-indicadores. O modelo de beta-indicadores possibilita a gestão de custos estabelecendo alertas, especialmente nos casos em que os custos são estimados por meio de valores: otimista (a), mais-provável (m) e pessimista (b). Ou seja: dados os valores a, m e b de custos estimados o modelo de beta-indicadores atribui uma distribuição probabilística do tipo Beta. O modelo proposto é aplicável à gestão de custos e pode ser aplicado de diversas formas: i) para estabelecer níveis de alerta para custos estimados; e ii) para determinar a probabilidade de certo custo ser alcançado ou ultrapassado. Pequenas alterações no processo de apuração de custos possibilitam usar adequadamente os beta-indicadores, não só na definição do custo modal (custo mais provável) mas também de nível de alerta na planilha de custos, chamando a atenção para a Produção quando tal nível estiver potencialmente sendo superado. A análise da acurácia do modelo foi feita por simulação e testes para aferir o grau de aderência dos valores observados aos valores esperados. A pesquisa atende às Pequenas e Médias Empresas por tratar-se de uma proposição sobre um software (Excel), relativamente, comum e accessível as PME’s demonstrando ser viável econômica e tecnologicamente a esta categoria empresarial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.