RELAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO E DOS RISCOS OPERACIONAIS NA REMUNERAÇÃO DE EXECUTIVOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS COM ADRs
Palavras-chave:
Remuneração de Executivos. Desempenho Financeiro. Riscos Operacionais.Resumo
Este estudo objetiva identificar a influência do desempenho financeiro e dos riscos operacionais na remuneração de executivos de empresas brasileiras com ADRs. Parte-se de uma pesquisa com 38 empresas no período de 2010 a 2015. Foi empregada a modelagem estatística de regressão com dados em painel pelo modelo dos Efeitos Aleatórios com Erros-Padrão Robustos Clusterizados. Os resultados da pesquisa indicam que o desempenho financeiro tem a capacidade de influenciar na remuneração dos executivos. A maior implicação do estudo está na não significância da variável risco operacional e do seu efeito negativo na remuneração dos executivos. Contribuindo assim, para a pluralidade de cenários que já permeiam a questão estudada neste trabalho. Como resposta, espera-se maior atenção dos pesquisadores quanto à adoção e mensuração de variáveis pertencentes a um sistema social. Uma vez que, utilizando os dados de arquivos para determinar a influência dos riscos operacionais na remuneração dos executivos é talvez mais adivinhação do que ciência. A pesquisa ainda demonstra a necessidade de integração do desempenho financeiro e dos riscos operacionais na estruturação do sistema de remuneração de executivos, uma vez que todas essas construções conceituais da atualidade são concebidas para não serem medidas puras das variáveis, mas sim, para desenvolver insights no que concerne a geração de conhecimento. É valido destacar que, não se busca com o avanço da pesquisa, homogeneizar a triangulação remuneração - desempenho – risco, mas sim evoluir e contribuir para a ascensão da prática juntamente com os profissionais de mercado, professores, pesquisadores e discentes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.