Fontes de Financiamento das Necesidades Líquidas de Capital de Giro em Cooperativas Agropecuárias: Aplicações do Modelo Dinâmico de Análise Financeira

Autores

  • Régio Márcio Toesca Gimenes
  • Fátima Maria Pegorini Gimenes

Palavras-chave:

Cooperativismo. Cooperativas Agrícolas – Brasil. Contabilidade Gerencial

Resumo

   O cooperativismo possui grande relevância para a economia brasileira, na medida que atua apoiando o desenvolvimento econômico e social, principalmente das pequenas propriedades rurais. As cooperativas agropecuárias atuam no fomento e comercialização dos produtos agrícolas, inclusive implantando novos cultivos e agregando valor aos produtos por meio de complexos agroindustriais. O crescimento destas organizações, sobretudo pela verticalização de suas operações tem exigido a busca de fontes de capital para financiar as necessidades líquidas de capital de giro dos seus negócios. Decisões sobre financiamento afetam diretamente a saúde financeira das organizações, à medida que produz um risco financeiro maior. Portanto é relevante uma investigação sobre as fontes de financiamento das necessidades líquidas de capital de giro para as cooperativas agropecuárias, este é o objetivo primordial do artigo.

 

Downloads

Publicado

2009-05-06

Como Citar

GIMENES, R. M. T.; GIMENES, F. M. P. Fontes de Financiamento das Necesidades Líquidas de Capital de Giro em Cooperativas Agropecuárias: Aplicações do Modelo Dinâmico de Análise Financeira. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 89-109, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/265. Acesso em: 26 out. 2021.