Modelos Multivariantes para a Previsão de Insolvência em Cooperativas Agropecuárias: Uma Comparação entre a Análise Discriminante e de Probabilidade Condicional - Logit

Autores

  • Régio Márcio Toesca Gimenes
  • Miguel Angel Uribe-Opazo

Palavras-chave:

Cooperativismo Agropecuário, Solvência, Logit.

Resumo

   O artigo trata da descrição e análise comparativa de modelos de previsão de insolvência para sociedades cooperativas agropecuárias, valendo-se do instrumental estatístico da Análise Multivariada, especificamente das análises Discriminante e Probabilidade Condicional – Logit. A pesquisa objeto deste artigo centrou-se no setor cooperativista agropecuário paranaense, pelo fato de este ser responsável pela geração de 60% do PIB agrícola do Estado. Para a construção dos modelos de previsão de insolvência, utilizou-se as técnicas estatísticas Multivariantes, particularmente a Análise Discriminante e a Análise de Probabilidade Condicional, mais conhecida como Logit. O objetivo dos modelos produzidos nesta pesquisa não consiste em prever a insolvência das cooperativas agropecuárias, mas em proporcionar evidências empíricas de que os demonstrativos contábeis podem fornecer informações valiosas sobre o processo de deterioração dos índices financeiros e, conseqüentemente, da saúde financeira das organizações, revelando uma possível tendência ao desequilíbrio.

Downloads

Publicado

2009-05-06

Como Citar

GIMENES, R. M. T.; URIBE-OPAZO, M. A. Modelos Multivariantes para a Previsão de Insolvência em Cooperativas Agropecuárias: Uma Comparação entre a Análise Discriminante e de Probabilidade Condicional - Logit. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 45-64, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/241. Acesso em: 26 out. 2021.