Modelos Multivariantes para a Previsão de Insolvência em Cooperativas Agropecuárias: Uma Comparação entre a Análise Discriminante e de Probabilidade Condicional - Logit
Palavras-chave:
Cooperativismo Agropecuário, Solvência, Logit.Resumo
O artigo trata da descrição e análise comparativa de modelos de previsão de insolvência para sociedades cooperativas agropecuárias, valendo-se do instrumental estatístico da Análise Multivariada, especificamente das análises Discriminante e Probabilidade Condicional – Logit. A pesquisa objeto deste artigo centrou-se no setor cooperativista agropecuário paranaense, pelo fato de este ser responsável pela geração de 60% do PIB agrícola do Estado. Para a construção dos modelos de previsão de insolvência, utilizou-se as técnicas estatísticas Multivariantes, particularmente a Análise Discriminante e a Análise de Probabilidade Condicional, mais conhecida como Logit. O objetivo dos modelos produzidos nesta pesquisa não consiste em prever a insolvência das cooperativas agropecuárias, mas em proporcionar evidências empíricas de que os demonstrativos contábeis podem fornecer informações valiosas sobre o processo de deterioração dos índices financeiros e, conseqüentemente, da saúde financeira das organizações, revelando uma possível tendência ao desequilíbrio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.