Avaliação de Empresas pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado: o Caso de uma Indústria de Ração Animal e Soluções em Homeopatia
Palavras-chave:
Avaliação de empresas de capital fechado, CAPM, Custo de capital, Fluxo de caixa livre, Valor de mercado.Resumo
Esta pesquisa estimou o valor de mercado de uma indústria de pequeno porte. A avaliação ocorreu através do Método do Fluxo de Caixa Descontado, baseada nas projeções de crescimento, que superam as expectativas do setor. O valor de mercado da empresa em estudo supera, em 18 vezes, o valor contábil. Apesar do crescimento acentuado previsto, a empresa precisa encontrar novas alternativas para maximizar seu valor, porque que a geração de caixa declinou ao longo da série projetada. Dentre as conclusões, verificou-se que a técnica do fluxo de caixa descontado é perfeitamente aplicável a empresas de capital fechado e revela a potencialidade de geração de valor aos sócios do negócio; mesmo para empresas com grande potencial de criação de valor, os riscos diversificáveis e não diversificáveis afetam a capacidade de geração de caixa; empresas que estão construindo um novo histórico de crescimento estão mais sujeitas às oscilações do mercado.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.