Evidências de Isomorfismo Mimético sobre Práticas de Gestão de Custos entre Micro e Pequenas Empresas de Diferentes Setores de Atividade

Autores

  • Antônio André Cunha Callado Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marco Aurélio Benevides de Pinho Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Gestão de Custos, Gestão de micro e pequenas empresas, Teoria Institucional

Resumo

Práticas gerenciais acerca de gestão de custos têm sido entendidas como associadas à natureza das características operacionais inerentes ao setor de atividade econômica do qual as empresas fazem parte. A literatura que aborda gestão de custos não apresenta nenhum foco teórico específico para micro e pequenas empresas ao entender que as práticas referentes a este tema se semelhem às práticas adotadas por empresas de maior porte. Uma vez que micro e pequenas empresas possuem estruturas administrativas e operacionais bem simples, é possível que suas práticas referentes à gestão de custos se assemelhem entre si, independentemente dos setores de atividade econômica dos quais façam parte. O objetivo deste artigo é investigar práticas de gestão de custos entre micro e pequenas empresas que atuam no setor comercial e no setor de prestação de serviços em busca de evidências de isomorfismo mimético. Para a realização desta pesquisa, foram analisadas trinta empresas de micro ou pequeno porte. Quatro grupos de variáveis foram analisados: perfil dos gestores, perfil organizacional das empresas, práticas de gestão de custos e setor de atividade econômica. Os dados foram coletados a partir da realização de entrevistas presenciais junto aos gestores de empresas participantes da pesquisa. Cinco abordagens estatísticas foram utilizadas: estatística descritiva, teste U de Mann-Whitney, Prova Exata de Fisher, análise de agrupamentos e escalonamento multidimensional. Os resultados obtidos apresentam evidências estatísticas significativas sobre semelhanças acerca das práticas referentes à gestão de custos indicando a presença de isomorfismo mimético entre elas.

Biografia do Autor

Antônio André Cunha Callado, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Administração. Área de Finanças e Contabilidade.

Marco Aurélio Benevides de Pinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE. Professor Assistente do Departamento de Administração da UFRPE.

Downloads

Publicado

2015-05-11

Como Citar

CALLADO, A. A. C.; PINHO, M. A. B. de. Evidências de Isomorfismo Mimético sobre Práticas de Gestão de Custos entre Micro e Pequenas Empresas de Diferentes Setores de Atividade. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 119-137, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2208. Acesso em: 19 jan. 2021.