Avaliação do Curso de Ciências Contábeis pelo Provão

Autores

  • Maria Elisabeth Pereira Kraemer

Palavras-chave:

Exame Nacional de Cursos, Exame Nacional de Cursos-Contabilidade, Ensino Superior, Avaliação-Brasil

Resumo

   A sociedade globalizada está exigindo cada vez mais qualidade, e o mercado de trabalho à procura de talentos com maior nível de excelência. É fundamental investir na qualidade para não ficar em desvantagem. Portanto, só um curso superior de alto nível poderá formar profissionais bem preparados para os desafios do mundo moderno.

   Neste contexto, o Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, propôs e o Congresso Nacional aprovou em 1995, a criação do Exame Nacional de Cursos, popularmente conhecido como PROVÃO. É um instrumento idealizado para avaliar os cursos superiores brasileiros, diagnosticar as deficiências e contribuir para melhorar a qualidade da educação.

   Vários indicadores mostram que o objetivo do Provão tem sido alcançado. Por intermédio dessa ferramenta, verifica-se a aquisição e a capacidade de uso das competências e habilidades gerais pertinentes às áreas avaliadas.

   Cabe, agora, aos cursos de Ciências Contábeis, mostrar seus conteúdos, competências e habilidades, já que em 2002 será um dos cursos a serem avaliados pelo Exame Nacional de Cursos.

Downloads

Publicado

2009-05-04

Como Citar

KRAEMER, M. E. P. Avaliação do Curso de Ciências Contábeis pelo Provão. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 09-24, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/193. Acesso em: 19 out. 2021.