Indicadores de Desempenho em Entidades Fiscalizadoras Superiores: o caso brasileiro

Autores

  • Eduardo Castaldelli Júnior Universidade de São Paulo
  • André Carlos Busanelli de Aquino Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Indicadores de desempenho, Accountability, Controle gerencial, Setor público, Instituição Superior de Auditoria.

Resumo

O artigo descreve o uso de indicadores de desempenho para fins de divulgação de desempenho pela Entidade de Fiscalização Superior brasileira (Tribunal de Contas da União - TCU). Segundo a literatura de Entidades de Fiscalização Superiores (SAI - Supreme Audit Institution), tais entidades estão atentas à sua própria divulgação ao público e ao governo, adotando como suporte a este processo um conjunto válido de indicadores de desempenho, que podem estar sendo influenciados pela transição de uma auditoria orientada à busca de conformidade para uma auditoria orientada por resultados. Seguindo Barzelay (1997) e Pollitt e Summa (1997), foi realizada uma análise de conteúdo dos relatórios anuais da Corte brasileira (1993-2009) identificando as características para 200 diferentes indicadores e como estes indicadores são apresentados e usados em cada relatório. São discutidos o impacto da ambiguidade e incerteza deste conjunto de indicadores e a estratégia de divulgação do desempenho pela Corte. Os resultados mostram que a diretriz de divulgação de desempenho continua orientada para evidenciar a quantidade de serviço realizado, em detrimento de uma maior evidenciação da eficiência no consumo dos recursos e dos resultados gerados por estes serviços. Ainda, a accountability é reduzida pela fraca comparabilidade entre o conjunto de indicadores anuais, pela variação não explicada das métricas e conteúdo dos indicadores, e pela ausência de análise de desempenho nos relatórios. Entretanto, a diretriz de divulgação tem evoluído nos últimos 10 anos. A análise também discute algumas implicações para literatura de medidas de desempenho destas organizações.

Biografia do Autor

Eduardo Castaldelli Júnior, Universidade de São Paulo

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

André Carlos Busanelli de Aquino, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências Contábeis, Professor Associado do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-11-30

Como Citar

CASTALDELLI JÚNIOR, E.; DE AQUINO, A. C. B. Indicadores de Desempenho em Entidades Fiscalizadoras Superiores: o caso brasileiro. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 15-40, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1240. Acesso em: 20 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)