Determinantes Contábeis dos Preços de Ações Brasileiras
Palavras-chave:
Contabilidade, Finanças.Resumo
A informação contábil é uma ferramenta empregada na tomada de decisão, seja de investidores, analistas ou demais usuários. Dessa forma, as variáveis contábeis são utilizadas com freqüência para explicar as oscilações de preços de ações. A literatura acadêmica recente dos campos de Contabilidade e de Finanças tem explorado algumas formulações que envolvem a relação entre as medidas contábeis lucro e valor patrimonial e o preço de ações, sob a denominação de modelos de Ohlson, por sua vez originados a partir do modelo avaliação de lucros residuais. Neste contexto, seguindo a literatura recente, o presente estudo utilizando-se de uma amostra com informações trimestrais de 219 empresas abertas brasileiras no período de 1995-2007, verifica através de análise por dados em painel se alterações no lucro por ação e no valor patrimonial por ação explicam parte das mudanças nas cotações das ações nas bolsas de valores. Foram utilizadas especificações univariadas e multivariadas do relacionamento entre lucro por ação e valor patrimonial por ação e preço das ações negociadas na BOVESPA, estendendo-se ainda o estudo pela inclusão de variáveis binárias que pudessem capturar efeitos assimétricos devido a influência do porte da empresa, do sinal do lucro e do setor de atividade. A conclusão é de que as variáveis contábeis selecionadas são relevantes na determinação dos preços das ações em mercado. Porém, os efeitos de lucro e do valor patrimonial sobre preços são assimétricos, dependendo do porte da empresa, sinal do lucro e do setor da atividade.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.