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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade publica contribuições na forma de Capas, Artigos, Ensaios, Debates, Provocações, Entrevistas, Depoimentos, Resenhas (de livros, filmes, exposições, performances artísticas e de acontecimentos), Registros fotográficos e Vídeos. Os idiomas aceitos são português, inglês e espanhol, desde que estejam de acordo com a política editorial e as diretrizes para os autores.

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

 

Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade  é um periódico concebido e difundido sob a perspectiva do modelo de acesso aberto, e permite a leitura e o download de arquivos a qualquer usuário, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional

 

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

 

Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade  não cobra dos autores qualquer tipo de taxa relacionada à submissão ou à publicação de contribuições.

 

ORIGINALIDADE DA CONTRIBUIÇÃO

 

As contribuições submetidas a Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade – nas modalidades de Capas, Artigos, Ensaios, Debates, Provocações, Entrevistas, Depoimentos, Resenhas (de livros, filmes, exposições, performances artísticas e acontecimentos), Registros fotográficos e Vídeos – devem ser inéditas, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. 

 

Ao submeter o trabalho, o(s) autor(es) garante(m) que ele não viola quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro, assumindo inteiramente a responsabilidade caso os infrinjam. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

 

As opiniões, ideias e conceitos expressos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não traduzindo em absoluto a opinião de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade sobre qualquer dos assuntos em pauta. A editoria entende que este é um veículo para publicar posições, não assumindo para si as posições específicas dos contribuidores.

 

Somente serão encaminhadas para avaliação em revisão cega (blind review) pelos membros do corpo editorial as contribuições, qualquer que seja a sua modalidade, que se enquadrarem nas normas de submissão e que tenham sido enviadas pelo sistema de submissão online. Os trabalhos submetidos precisam passar por uma avaliação preliminar (desk review), para verificar se atendem ao foco e ao escopo de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade. Trabalhos que eventualmente não se enquadrem no foco e no escopo do periódico serão rejeitados nesta etapa (desk reject).

 

QUANTIDADE DE AUTORES

 

O número máximo de autores por contribuição é quatro. No caso de haver mais de quatro autores, eles deverão ser citados como colaboradores em uma nota explicativa. Não serão permitidas alterações (remoção, inclusão e substituição) na autoria dos trabalhos após a submissão online. Solicitações de alteração de autoria implicam arquivamento do trabalho.

 

QUANTIDADE DE SUBMISSÕES

 

A política editorial de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade limita a três submissões por autor por ano, não importando o tipo de trabalho, e independente de sua contribuição na autoria. Não é permitida a reapresentação de versão modificada de contribuição reprovada.

 

ASPECTOS ÉTICOS

 

Em todos as contribuições submetidas à Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade o(s) autor(es) deve(m) assumir ter(em) seguido todos os princípios éticos e de integridade envolvidos na realização da pesquisa que deu origem ao manuscrito. Manuscritos avaliados pela equipe editorial de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade como ferindo princípios éticos, serão sumariamente rejeitados, ficando impedida a possibilidade de submissão de novas contribuições pelo(s) autor(es). Por isso se recomenda que, se possível, sejam disponibilizadas informações relacionadas aos critérios éticos envolvidos no convite de participantes, os procedimentos de livre adesão à pesquisa, as preocupações éticas associadas ao manejo de informações e sua integridade, entre outros aspectos recomendados pela COPE (Committee on Publication Ethics), a cujos princípios Farol – Revista de Estudos Organizacionais adere (http://publicationethics.org/).  

 

NORMAS DE CONDUTA ÉTICA

 

As normas de conduta ética de Farol – Revista de Estudos Organizacionais para editores, editores especiais, pareceristas ad hoc e contribuidores em geral se baseiam em boas práticas do Committee on Publication Ethics (COPE) para editores de revistas científicas. Estas normas procuram garantir a ética editorial e a qualidade das contribuições a partir da assunção de adoção de um comportamento ético padrão, a seguir descrito.

 

Deveres dos Editores e da Equipe editorial

 

Os editores devem avaliar as contribuições exclusivamente com base no seu mérito e decidir quais os textos submetidos que podem ser efetivamente publicados considerando a política editorial de Farol – Revista de Estudos Organizacionais. A decisão editorial de publicar ou não leva em conta as recomendações dos pareceristas ad hoc do periódico. Qualquer material inédito incluído em um artigo submetido não pode ser utilizado por nenhum membro responsável pela avaliação ao da equipe editorial nas suas próprias investigações.

 

Deveres dos Pareceristas ad hoc

 

O objetivo dos pareceristas ad hoc é o de, por meio da avaliação, dar suporte à editoria quanto à publicação ou não das contribuições submetidas. Para tanto, devem examinar as contribuições de forma detalhada, fundamentando suas considerações com clareza e densidade, de forma que possa se promover o incremento do texto. Caso isso não seja possível em virtude de o parecerista ad hoc se considerar pouco especializado na temática, recomenda-se formalizar sua indisponibilidade para efetuar a avaliação.

 

Os pareceristas ad hoc, ao identificar possíveis conflitos de interesse associados à concorrência, colaboração, ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas às contribuições, devem recusar-se a efetuar a avaliação.

 

Também deve ser formalizada a indisponibilidade para efetuar a avaliação caso o prazo solicitado pela editoria não possa ser cumprido, a menos que o parecerista ad hoc possa negociar junto à editoria um prazo um pouco maior, desde que não alongue em demasia o processo editorial.

 

Farol – Revista de Estudos Organizacionais utiliza o processo de revisão duplamente cega (double blind review). Assim, as contribuições submetidas devem ser tratadas como documentos confidenciais e não devem ser objeto de discussão com outras pessoas. Os pareceristas ad hoc devem avaliar os textos com base no seu conteúdo e os seus comentários devem ser respeitosos, expressando os pontos de vista de forma clara e fundamentada.

 

Na medida do possível, os pareceristas ad hoc devem apontar obras relevantes publicadas não citadas pelos autores. Além disso, partes do texto que já tenham sido mencionadas devem ser citadas. Cabe também aos pareceristas ad hoc devem alertar a editoria de Farol – Revista de Estudos Organizacionais para semelhanças expressivas entre o texto em avaliação e quaisquer outros trabalhos publicados de que tenham conhecimento para impedir eventuais plágios. A editoria de Farol – Revista de Estudos Organizacionais submeterá as contribuições submetidas a softwares de detecção de plágio independente do trabalho dos pareceristas ad hoc.

 

Deveres dos Autores

 

Ao submeter uma contribuição, os autores garantem que se trata de uma contribuição original, não tendo sido publicada antes em qualquer outro idioma. Caso isso eventualmente tenha acontecido, como no caso de anais de eventos, isso deve ser devidamente registrado.

 

A autoria de uma contribuição se limita aos que efetivamente contribuíram para a elaboração do material, até o limite de quatro autores. Para além desse número, outros contribuidores devem ser registrados em nota explicativa como colaboradores ou lhes devem ser feitos agradecimentos formais. Cabe ao autor que submete o trabalho a responsabilidade por manter os demais autores informados sobre o processo editorial. A este autor também cabe garantir que há um consenso entre os autores na versão submetida para publicação e na versão final da contribuição.

 

Os autores devem citar todas as referências que tenham exercido influência sobre a sua contribuição, e sempre destacar a contribuição de autores que precederam o texto, de maneira a que não sejam apresentadas como suas as ideias desenvolvidas previamente por outros autores.

 

Sempre que um autor encontrar algum equívoco em uma contribuição já publicada, deverá informar imediatamente a editoria de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e colaborar no sentido de corrigir o texto. Se a editoria deste periódico identificar que o trabalho contém um erro significativo, o autor deve ser acionado, e dele se espera colaboração para a correção da contribuição publicada e/ou o fornecimento de evidências da exatidão da contribuição original.

 

Farol – Revista de Estudos Organizacionais considera como antiético e absolutamente inaceitável: a) qualquer forma de fraude, como pesquisas empíricas fictícias ou que sejam imprecisas de forma intencional; b) qualquer tipo de manifestação de plágio; e c) a submissão da contribuição simultaneamente a um formato definitivo, como a um capítulo de livro ou a um periódico científico. Em qualquer desses casos, a contribuição será arquivada e os autores, punidos com o impedimento de submeterem novas contribuições.

 

SOBREPOSIÇÃO DE PUBLICAÇÃO

 

A publicação de dois trabalhos com considerável sobreposição de conteúdo não é aceitável, mesmo que em diferentes periódicos acadêmicos. Publicações que tenham um único conjunto de dados só devem ser permitidas até o limite máximo de 500 palavras, se os textos apresentarem abordagens e finalidades distintas. Em ambos os casos, a editoria deve ser comunicada quando da submissão caso o trabalho esteja de alguma forma parcialmente publicado. Caso haja alguma irregularidade nesse sentido, o texto será arquivado.

 

IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA

 

O arquivo da contribuição não deve conter identificação da autoria. Se for possível identificar a autoria no corpo do texto ou nas referências, o artigo será arquivado. Na medida do possível, sugere-se que autores que citam seus próprios trabalhos evitem fazer isso para não terem a autoria do trabalho identificada.

 

A autoria só será identificada na página do sistema, no momento da submissão do trabalho. As informações solicitadas pelo sistema são: título do trabalho, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), instituição(ções) a que esteja(m) vinculado(s), cargo(s) que ocupa(m), endereço, e-mail e formação acadêmica. Quando o trabalho tiver vários autores, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um, até o limite de quatro, conforme já especificado.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

O trabalho a ser submetido deve ser uma contribuição original e inédita dentro do foco e do escopo de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.

 

O trabalho a ser submetido não pode estar em avaliação em outra publicação.

 

A contribuição a ser submetida não pode ter sido publicada antes em outros periódicos ou em livros.

 

A contribuição a ser submetida tem de ser assinada por, no máximo, quatro autores.

 

O trabalho não deve conter informações sobre os autores, sendo necessário excluir as “Propriedades do Autor”, caso se trate de material elaborado em editores de texto.

 

A contribuição a ser submetida não pode ter como autor ou coautor membros da equipe editorial, particularmente quando forem responsáveis por seções ou edições temáticas. O trabalho a ser submetido só pode ter autores ou coautores do Conselho Editorial de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade e da Universidade Federal de Minas Gerais se eles não participarem de nenhuma das etapas do processo de avaliação.

 

No processo de composição de cada número de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade será evitado, na medida do possível, mais de um artigo por estado, para evitar concentração de autores por região.

 

Outras possibilidades de contribuição além de Capas, Artigos, Ensaios, Debates, Provocações, Entrevistas, Depoimentos, Resenhas (de livros, filmes, exposições, performances artísticas e acontecimentos), Registros fotográficos e Vídeos são possíveis, devendo a editoria deve ser consultada a respeito.

 

Orientações específicas para a seção “Capas” 

 

A seção “Capas” recebe imagens (pinturas, desenhos, gravuras, fotografias), nas quais o(s) autor(es) apresente(m) representações visuais que expressem ideias relacionadas com a problematização do mundo e da relação entre sociedade e organizações. A contribuição selecionada como capa ilustrará permanentemente a edição para a qual foi selecionada, sendo disponibilizada sem restrições para o acesso online, constituindo, assim, uma forma de divulgação do trabalho do(s) seu(s) autor(es). Uma capa a ser submetida deve:

 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser apresentada com a imagem em alta definição;

- ter um título;

- apresentar um resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. Sugere-se que a citação no idioma original seja colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências nos padrões da APA (American Psychological Association). Contribuições com padrão de normalização ABNT são aceitas, mas recomenda-se a adoção do padrão APA. Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- ter todos os endereços “URL” ativos, se for o caso.

 

Orientações específicas para a seção “Artigos”

 

A seção “Artigos” recebe textos acadêmicos, de caráter teórico-empírico, que apresentem os resultados de uma pesquisa. Devem apresentar, a critério do(s) autor(es), os seguintes elementos: introdução, teorização, metodologia, análise e discussão do material empírico, conclusão e referências. O artigo a ser submetido deve:

 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitado de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão rtf (rich text format) ou em formato doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ser apresentado em papel A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentado em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 20.000 palavras;

- se necessário, apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- se for o caso, ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final, nem em arquivo anexo;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês;

- independente da língua deve apresentar título em português, inglês e espanhol;

- apresentar resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando objetivo, metodologia, resultados e conclusões - em português, inglês e espanhol;

- apresentar no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave - em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. Sugere-se que a citação no idioma original seja colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar as citações e as referências nos padrões da APA (American Psychological Association). Contribuições com padrão de normalização ABNT são aceitas, mas recomenda-se a adoção do padrão APA. Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

 

Orientações específicas para a seção “Ensaios”

 

A seção “Ensaios” recebe textos acadêmicos, de caráter teórico, que problematizem, de forma densa e crítica, temas de interesse da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais, com variados enfoques ontológicos, axiológicos, éticos, estéticos, políticos, epistemológicos, teóricos, metodológicos e analíticos, e outros eventualmente não aqui descritos. Devem apresentar, a critério do(s) autor(es), os seguintes elementos: introdução, problematização, teorização, proposições, conclusão e referências. O ensaio a ser submetido deve: 

 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitado de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão rtf (rich text format) ou em formato doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ser apresentado em papel A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentado em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 20.000 palavras;

- se necessário, apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- se for o caso, ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês;

- independente da língua deve apresentar título em português, inglês e espanhol;

- apresentar resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando objetivo, metodologia, resultados e conclusões - em português, inglês e espanhol;

- apresentar no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave - em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. Sugere-se que a citação no idioma original seja colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar as citações e as referências nos padrões da APA (American Psychological Association). Contribuições com padrão de normalização ABNT são aceitas, mas recomenda-se a adoção do padrão APA. Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

 

Orientações específicas para a seção “Debates”

 

A seção “Debates” recebe discussões acadêmicas de alto nível a respeito de um tema de interesse da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais, levadas a cabo em, pelo menos quatro textos, propostos por autores de instituições distintas. A ideia é que, a partir de uma proposição inicial, sejam elaboradas pelo menos duas críticas, procurando ampliar ou contrapor o argumento inicial, e, ao final, uma resposta, elaborada pelo(s) autor(es) do texto inicial. Trata-se, assim, de uma proposta necessariamente coletiva e interinstitucional. Um debate a ser submetido deve:

 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitado de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão rtf (rich text format) ou em formato doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ser apresentado em papel A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentado em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman. A proposição inicial não deve exceder 15.000 palavras, com as referências bibliográficas, 8.000 palavras para cada uma das críticas (com as referências bibliográficas) e 6.000 palavras (com as referências bibliográficas) para a resposta.

- se necessário, apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- se for o caso, ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês. 

- independente da língua deve apresentar título em português, inglês e espanhol;

- apresentar resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando objetivo, metodologia, resultados e conclusões - em português, inglês e espanhol;

- apresentar no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave - em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. Sugere-se que a citação no idioma original seja colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar as citações e as referências nos padrões da APA (American Psychological Association). Contribuições com padrão de normalização ABNT são aceitas, mas recomenda-se a adoção do padrão APA. Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

*Observação: como se trata de, no mínimo, quatro textos, a submissão de um debate é diferente das demais contribuições. No 2º passo da submissão, transferência do manuscrito, deve ser submetida apenas o texto relativo à proposição inicial. No 3º passo, inclusão dos metadados, devem ser incluídas apenas as informações relativas ao(s) autor(es) da proposição inicial. No 4º passo da submissão, transferência de documentos suplementares, devem ser incluídos quatro arquivos: a e b) as duas críticas [sem identificação do(s) autor(es)], c) a resposta do(s) autor(es) às críticas, e d) outro arquivo, com a identificação do(s) autor(es) das críticas. A identificação dos autores é o único desses documentos que não deve ser marcado na opção “apresentar documento aos avaliadores (sem metadados), pois isso comprometeria não irá comprometer a avaliação pelos pares cega”. Os demais devem ter esta opção marcada porque são submetidos normalmente à avaliação dos pareceristas ad hoc.

 

Orientações específicas para a seção “Provocações” 

 

A seção “Provocações” recebe textos acadêmicos de alto nível nos quais o(s) autor(es), sem a mesma estrutura e rigor de um artigo original, disserte(m), de forma crítica e provocativa, sobre um tema polêmico relacionado à ampla interface entre estudos organizacionais e sociedade. Uma provocação a ser submetida deve: 

 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitada de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravada em extensão rtf (rich text format) ou em formato doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ser apresentada em papel A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentada em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 15.000 palavras, com as referências bibliográficas (se for o caso);

- se necessário, apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisada em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- se for o caso, ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo;

- ser apresentada em português, espanhol ou inglês. 

- independente da língua deve apresentar título em português, inglês e espanhol;

- apresentar resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando objetivo, metodologia, resultados e conclusões - em português, inglês e espanhol;

- apresentar no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave - em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. Sugere-se que a citação no idioma original seja colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar as citações e as referências nos padrões da APA (American Psychological Association). Contribuições com padrão de normalização ABNT são aceitas, mas recomenda-se a adoção do padrão APA. Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

 

Orientações específicas para a seção “Depoimentos” 

 

A seção “Depoimentos” recebe textos de caráter biográfico e reflexivo no qual o(s) autor(es) testemunhe(m), de forma narrativa, a respeito de um tema de interesse da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais. Um depoimento a ser submetido deve: 

 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitado de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão rtf (rich text format) ou em formato doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ser apresentado em papel A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentado em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 12.000 palavras, com as referências bibliográficas (se for o caso);

- se necessário, apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- se for o caso, ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês. 

- independente da língua deve apresentar título em português, inglês e espanhol;

- apresentar resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando objetivo, metodologia, resultados e conclusões - em português, inglês e espanhol;

- apresentar no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave - em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. Sugere-se que a citação no idioma original seja colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar as citações e as referências nos padrões da APA (American Psychological Association). Contribuições com padrão de normalização ABNT são aceitas, mas recomenda-se a adoção do padrão APA. Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

 

Orientações específicas para a seção “Resenhas” 

 

A seção “Resenhas” recebe textos nos quais o(s) autor(es) analise(m), de forma crítica, livros, filmes, exposições, performances artísticas ou acontecimentos que sejam de interesse da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais. A ideia é que o(s) autor(es) sintetize(m), analise(m) e critique(m) e, com isso, apresente(m) à referida comunidade o livro, o filme, a exposição, performance artística ou acontecimento, contribuindo ao campo de estudos organizacionais. Uma resenha a ser submetida deve: 

 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- utilizar os editores de texto de maior difusão;

- estar gravada em extensão rtf (rich text format) ou em formato doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ser apresentada em papel A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentada em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 6.000 palavras, com as referências bibliográficas (se for o caso);

- se necessário, apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisada em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- se for o caso, ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo;

- ser apresentada em português, espanhol ou inglês. 

- independente da língua deve apresentar título em português, inglês e espanhol;

- apresentar resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando objetivo, metodologia, resultados e conclusões - em português, inglês e espanhol;

- apresentar no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave - em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. Sugere-se que a citação no idioma original seja colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar as citações e as referências nos padrões da APA (American Psychological Association). Contribuições com padrão de normalização ABNT são aceitas, mas recomenda-se a adoção do padrão APA. Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

 

Orientações específicas para a seção “Registros fotográficos” 

 

A seção “Registros fotográficos” recebe narrativas basicamente conduzidas por meio de fotografias, nas quais o(s) autor(es) trate(m) de uma temática relacionada aos interesses da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais. Um registro fotográfico a ser submetido deve: 

 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- utilizar os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão rtf (rich text format) ou em formato doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ser apresentado em papel A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- apresentar um texto, de cerca de 2.000 palavras, que esclareça, em linhas gerais, do que trata o ensaio, e como ele dialoga com os estudos organizacionais. O texto deve estar em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos, em times new roman;

- não exceder a 40 laudas, com as fotografias em alta definição, e as referências bibliográficas (se for o caso);

- se necessário, apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- se for o caso, ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês. 

- independente da língua deve apresentar título em português, inglês e espanhol;

- apresentar resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando objetivo, metodologia, resultados e conclusões - em português, inglês e espanhol;

- apresentar no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave - em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. Sugere-se que a citação no idioma original seja colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências nos padrões da APA (American Psychological Association). Contribuições com padrão de normalização ABNT são aceitas, mas recomenda-se a adoção do padrão APA. Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

 

Orientações específicas para a seção “Vídeos” 

 

A seção “Vídeos” recebe contribuições digitais que apresentem uma sucessão de imagens em movimento e que possam ser discutidas à luz dos estudos organizacionais. Um vídeo a ser submetido deve: 

 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser apresentado em arquivos que sejam executáveis nos softwares de vídeo de maior difusão;

- apresentar um texto, de cerca de 2.000 palavras, que esclareça, em linhas gerais, do que trata o vídeo, e como ele dialoga com os estudos organizacionais. O texto deve estar em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos, em times new roman;

- não exceder a 30 minutos de duração;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente editado em termos de forma e de conteúdo;

- ter explícitas no vídeo ou no texto as informações de expediente (concepção, direção, montagem, edição, roteiro etc.);

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês. É desejável que vídeos apresentados em inglês e espanhol sejam legendados, para facilitar a compreensão;

- independente da língua deve apresentar título em português, inglês e espanhol;

- apresentar resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando objetivo, metodologia, resultados e conclusões - em português, inglês e espanhol;

- apresentar no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave - em português, inglês e espanhol.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

  1. O(s) autor(es) seguiu(ram) todos os princípios éticos e de integridade envolvidos na realização da pesquisa que deu origem ao manuscrito. Em caso de contribuições teóricas ou de revisão da literatura, o(s) autor(es) seguiu(ram) todos os procedimentos de idoneidade relativos ao uso da propriedade intelectual de terceiros.
  2. A contribuição é original e inédita, e não estando sob avaliação para publicação por outra revista ou livro, e se insere no foco e no escopo de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.
  3. O arquivo da submissão está em formato compatível com os editores de texto de maior difusão, sendo apresentado em extensão rtf (rich text format) ou em formato doc.
  4. As URLs para as referências foram informadas quando possível e estão ativas.
  5. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  8. A contribuição apresenta, no máximo, quatro autores.
  9. Independente da ordem de autoria, a contribuição submetida é, no máximo, a terceira feita pelo autor ou coautor no ano.
  10. O(s) autor(es) assumem que na contribuição não há mais de 500 palavras com sobreposição em relação a outras publicações, estando ciente(s) de que acima desse limite, a contribuição será arquivada.
  11. Todos os autores da contribuição que forem doutores se disponibilizam a futuramente atuar como pareceristas ad hoc nas suas respectivas áreas de competência.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não estando sob avaliação para publicação por outra revista ou livro, e se insere no foco e no escopo de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.
  2. O arquivo da submissão está em formato compatível com microsoft word, OpenOffice ou rtf.
  3. As URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. A contribuição apresenta, no máximo, quatro autores.
  8. Independente da ordem de autoria, a contribuição submetida é, no máximo, a terceira feita pelo autor ou coautor no ano.

  9. Os autores assumem que na contribuição não há mais de 500 palavras com sobreposição em relação a outras publicações, estando cientes de que acima desse limite, a contribuição será arquivada.

  10. Todos os autores da contribuição que forem doutores se disponibilizam a futuramente atuar como pareceristas ad hoc nas suas respectivas áreas de competência.

 

Declaração de Direito Autoral

Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos de copyright (inclusive, os direitos de tradução) são cedidos pelo(s) autor(es) ao periódico Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais: (a) O(A/Os) autor(es) mantêm os direitos autorais e concedem à Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho; (b) O(A/Os) autor(es) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheçam a autoria e a publicação inicial nessa revista; (c) O(A/Os) autor(es) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados em Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.