Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE ESTOQUE HOSPITALAR EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO

Resumo

O estudo tem por objetivo descrever a gestão de estoque de um serviço público hospitalar de ensino e avaliar estratégias de planejamento de compras públicas viáveis à ampla utilização em organizações públicas de saúde.

O estudo foi conduzido por meio de abordagem multimetodológica. Uma primeira etapa exploratória do sistema de gestão de estoque vigente no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e a segunda etapa uma análise quantitativa de estratégias de gestão e seu impacto físico-orçamentário.

A análise do caso apontou que o hospital de ensino em questão possui um bom controle de estoque, porém, não se utiliza de nenhum método formal de planejamento de compras além de não controlar custos e seu impacto orçamentário.

Problemas multifatoriais exigem soluções integradas. Aumentar orçamento nem sempre possibilitará comprar melhor. Criar consórcios hospitalares, monitorar custos de perda e manutenção de estoques, utilizar modelos enxutos e coordenados são medidas imprescindíveis para gestão pública de qualidade.

Palavras-chave: logísticahospitalar, gestão de estoque, planejamento de compras

 

https://doi.org/10.21450/rahis.v17i3.6505
PDF