Abstract
Objetivo: Analisar a percepção das mulheres, diagnosticadas ou não pelo câncer de mama, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, em relação às estratégias de marketing social empregadas pelo governo brasileiro. Referencial Teórico: Baseia-se em estudos desenvolvidos em marketing social e campanhas de marketing social em prol do combate ao câncer de mama. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e com entrevistas semiestruturadas em um grupo de 27 mulheres. As entrevistadas foram realizadas no período de janeiro a fevereiro de 2019. Resultados: As imagens recentes lembradas pelas entrevistadas retornam às campanhas realizadas por instituições privadas, não campanhas realizadas pelo governo brasileiro e em suas diversas esferas. Observou-se que os sujeitos da pesquisa apenas apontavam o mês de realização destas campanhas, apenas mencionavam o Outubro Rosa. Conclusão: As campanhas governamentais que tratam o assunto câncer de mama, não têm se fixado na memória da população feminina, uma vez que a maioria dos sujeitos não se recordava destas campanhas. Aponta-se a necessidade de rever a periodicidade com que as campanhas são realizadas.