Resumo
INTRODUÇÃO: considerando a progressão exponencial do número de casos de COVID-19 em Minas Gerais e o potencial de gravidade dessa doença, exigiu manejo técnico-assistencial dos recursos humanos assistenciais qualificados, a equipe da Coordenação de Enfermagem e Equipe Multidisciplinar - COEMULT da Diretoria Assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG foi responsável por prestar assessoria técnica às unidades, realizou diversas ações para composição de um quadro de profissionais de saúde, para o enfrentamento das necessidades de saúde da população.
OBJETIVO: descrever as ações que garantiram a gestão de recursos humanos assistenciais diante do desafio da pandemia COVID-19.
METODOLOGIA: foi definido o dimensionamento multiprofissional de recursos humanos baseado nas Portarias Ministeriais e na análise técnica. Definição dos quantitativos necessários para a solicitação junto à Presidência da FHEMIG e ao Governo do Estado de Minas Gerais de contratação em regime de chamamento de recursos humanos emergencial para atuar nos leitos de enfermaria e leitos de CTI especificamente para atender COVID-19 nos hospitais Eduardo de Menezes, Júlia Kubitschek, João XXIIII, Regional João Penido, Regional Antônio Dias e na Unidade Alternativa de Assistência à Saúde Galba Veloso - UAAS-GV. Elaboração e implantação do Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) para situações de contingenciamento de recursos humanos. Elaboração e Implantação do Protocolo de Diretrizes Assistenciais para Enfrentamento da COVID-19.
RESULTADOS: realizou-se a contratação de profissionais para atender nos novos leitos de enfermaria e CTI específicos para COVID-19 nos hospitais acima descritos. Aprovação e implantação do PCPH por parte da Diretoria Assistencial, Presidência da FHEMIG e SES/MG e Diretorias das Unidades Assistenciais da FHEMIG. Elaboração e atualização do Protocolo de Diretrizes Assistenciais para Enfrentamento da COVID-19 sendo o Protocolo de manejo da COVID-19 oficial da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Capacitações à distância de diversos profissionais de diversas categorias profissionais no manejo do paciente (COVID-19).
CONCLUSÃO: mostrou-se uma iniciativa eficaz frente ao desafio de responder às demandas de recursos humanos, considerando que além do quadro epidemiológico grave da Pandemia COVID-19, já existem os desgastes dos profissionais, adoecimentos e processos seletivos malsucedidos, dentre outros.