Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
ATRIBUTOS DE PREFERÊNCIA PARA COMPRAS EM DROGARIAS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DE CLIENTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA

Resumo

Fundamento do estudo: O tema da preferência de compras tem demonstrado grande importância, tanto na literatura acadêmica, quanto na executiva.

Objetivo: Analisar os atributos para a preferência de compras em drogarias, na perspectiva de clientes e profissionais da área.

Metodologia: Realizou-se pesquisa descritiva na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2019. Na qualitativa foram entrevistadas 16 profissionais e na quantitativa fez-se um levantamento com 468 compradores.

Resultados: Os resultados identificaram a hierarquia de importância dos atributos, sendo o principal, o Preço. Mostraram ainda como as variáveis: gênero, idade, renda, ocupação e residência em zona urbana ou rural influenciam os clientes. As mulheres relevaram o Atendimento, Televendas e Entrega domiciliar, Variedade de Produtos de higiene e beleza e Proximidade de casa. Os participantes de baixa renda avaliaram quase todos os atributos como abaixo da média, inclusive Preço e Atendimento. Consideraram importantes os atributos Formas de pagamento, Televendas e Entrega em domicílio. Os respondentes com alta renda valorizam mais os atributos de conveniência.

Contribuições teóricas/metodológicas: O artigo revisita e contrasta teorias clássicas de atitude e preferências dos consumidores no varejo farmacêutico.

Contribuições organizacionais: Conteúdos relevantes para a tomada de decisões.

https://doi.org/10.21450/rahis.v16i3.6212
PDF