A queda da certeza: a crise da racionalidade e da ciência nos escritos de Henri Lefebvre, uma primeira abordagem.
Resumo
Esse artigo se apresenta como uma primeira aproximação aos escritos do filósofo marxista francês Henri Lefebvre acerca do problema da racionalidade e da ciência. Busca-se, em um primeiro momento, estabelecer o contexto histórico no qual tais reflexões se inserem e os dilemas filosóficos e sociais que procuram responder, a saber a crise da racionalidade e sua relação com a crise geral da civilização europeia no período do entreguerras. Na sequência apresenta-se a crítica à filosofia tradicional desenvolvida por Lefebvre ao longo da década de 1920 como a forma filosófica da problemática da racionalidade moderna que é, logo em seguida, superada por uma formulação propriamente marxista a partir do arcabouço do desenvolvimento do materialismo dialético dentro do marxismo francês. Por fim, explora-se as repercussões gerais dessa démarche para a compreensão de Lefebvre da necessidade de crítica e revitalização da racionalidade moderna a partir das investigações sobre a Lógica e a Metodologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Gustavo Pires De Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

