As regras simples das crises e da incerteza na América Latina e o que fazer com elas
Resumo
A América Latina está presa em um estado de ‘crise permanente’, seja ela social, política ou econômica. A sua propensão para crises representa um obstáculo sério ao crescimento econômico e à qualidade de vida de centenas de milhões de pessoas. Utilizando o arcabouço conceitual de Complexidade e de ‘Human Systems Dynamics’ – e o Brasil como estudo de caso – este artigo tem como pergunta quais são os fatores-chaves que mantenham os padrões de condições que levam à, e sustentam, crises, apesar dos consideráveis esforços políticos e financeiros para mudá-las por parte dos governos nacionais e da comunidade internacional. Também pergunta o que essa incerteza permanente significa para o desenvolvimento da região e o quê, em termos práticos e políticos, pode ser feito à respeito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kai Enno Lehmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).