O surgimento do dispêndio: o primeiro ensaio econômico de Georges Bataille
Resumo
Este artigo propõe uma recontextualização do ensaio A noção de dispêndio (1933) de Georges Bataille a partir de seu desenvolvimento teórico e contexto histórico. As reconstruções atuais do dispêndio focam em situá-lo de La Critique Sociale em diante ou em sua relação com outros autores. Em contrapartida, revisitando os escritos anteriores de Bataille na Documents, argumento que o dispêndio poderia ser visto também ponto culminante de uma crítica prévia e mais ampla a princípios que pretendem estandardizar a experiência humana. Assim, o envolvimento de Bataille com o Círculo Comunista Democrático é encarado como ocasião de um redirecionamento dessa crítica mais ampla para o campo da economia, em que a utilidade aparece como um princípio orientador. Destacando a influência marxista de Bataille à época, o artigo também questiona a ideia de que o conceito de dispêndio pode ser visto como uma interpretação ou um pressentimento da sociedade de consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lauro Eusébio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

