LONG-LASTING DROUGHT AND ADOLESCENT SOCIOEMOTIONAL SKILLS

Autores

Resumo

As habilidades socioemocionais são determinantes-chave dos resultados da vida adulta. Mudanças significativas nas condições econômicas podem afetar a formação de tais competências, especialmente em idades mais vulneráveis. Neste artigo, estudamos como um evento de seca de longa duração afetou o acúmulo de habilidades socioemocionais dos adolescentes. Entre 2012 e 2015, a região semiárida brasileira foi exposta a uma seca exógena de longa duração. Comparando alunos expostos e não expostos à seca, encontramos evidências de que o episódio da seca reduziu significativamente as habilidades de conscienciosidade dos alunos, uma habilidade relacionada à persistência, organização e foco. Confirmamos esses resultados investigando as facetas associadas aos traços socioemocionais de conscienciosidade e outros resultados relacionados, como as aspirações dos alunos. Este artigo mostrou que um aumento acentuado da seca pode afetar as competências socioemocionais dos alunos, especialmente em idades sensíveis de formação socioemocional.

Biografia do Autor

Francisco Mário Viana Martins, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-01-08

Como Citar

MARTINS, F. M. V.; BARBOSA, R. B. LONG-LASTING DROUGHT AND ADOLESCENT SOCIOEMOTIONAL SKILLS. Nova Economia, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 1–35, 2025. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8386. Acesso em: 20 mar. 2025.

Edição

Seção

Números Regulares