Complexidade econômica e cultura nacional: uma análise sob a perspectiva da renda
correlation analysis from an income perspective
Resumo
As diversas características das dimensões culturais de um país fazem emergir comportamentos coletivos diferentes que impactam nas formas de se viver, na organização do trabalho e na economia. Este estudo investigou as correlações entre as dimensões culturais segundo Hofstede (distância do poder, individualismo-coletivismo, masculinidade-feminilidade, aversão à incerteza, orientação de longo prazo e indulgência-restrição) e os índices de complexidade econômica dos países. Realizou-se uma análise de correlação canônica para determinar a magnitude das relações entre os dois conjuntos de variáveis. Os resultados revelaram correlações significativas entre cultura e complexidade, variando conforme a renda dos países. Características culturais como menor distância do poder, maior individualismo e maior indulgência associaram-se a economias mais complexas, baseadas em inovação e pesquisa científica. Masculinidade-feminilidade e aversão à incerteza não mostraram correlação significativa. Maior orientação de longo prazo correlacionou-se a economias mais diversificadas nas exportações. Essas conclusões podem orientar políticas de desenvolvimento mais eficazes, respeitando particularidades culturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Manuella Aparecida Felix de Lima, Antonio Fernando Crepaldi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).