Efeito Magnitude nas Decisões de Investimentos
Resumo
As preferências ao risco e tempo são fatores importantes que auxiliam a entender a dinâmica do comportamento humano para tomada de decisões. Este estudo teve como objetivo replicar um experimento baseado nas formas funcionais derivadas da Teoria do Prospecto em uma amostra composta por universitários brasileiros com uma análise em profundidade com 110 perguntas (2.420 observações), estimando por máxima verossimilhança os parâmetros de risco e tempo. Foi utilizado o modelo sugerido por Harrison, (2008) e Andersen et al. (2008), com o SMPL (Switching Multiple Price List), com a teoria do desconto hiperbólico e a função de máxima verossimilhança. Os resultados apontaram que os respondentes apresentam um comportamento assimétrico em relação a ganhos e perdas. Também foi possível observar que a taxa de desconto encontrada (diária) no experimento equivale a uma taxa de desconto anual de 44,0%, consideravelmente alta, resultado que pode ser atribuído ao chamado “efeito magnitude” em investimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Victor Cunha Porto, Marcelo Cabús Klotzle, Antonio Carlos Figueiredo Pinto, Paulo Vitor Jordão da Gama Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).