Efeito Magnitude nas Decisões de Investimentos

Autores

Resumo

As preferências ao risco e tempo são fatores importantes que auxiliam a entender a dinâmica do comportamento humano para tomada de decisões. Este estudo teve como objetivo replicar um experimento baseado nas formas funcionais derivadas da Teoria do Prospecto em uma amostra composta por universitários brasileiros com uma análise em profundidade com 110 perguntas (2.420 observações), estimando por máxima verossimilhança os parâmetros de risco e tempo. Foi utilizado o modelo sugerido por Harrison, (2008) e Andersen et al. (2008), com o SMPL (Switching Multiple Price List), com a teoria do desconto hiperbólico e a função de máxima verossimilhança. Os resultados apontaram que os respondentes apresentam um comportamento assimétrico em relação a ganhos e perdas. Também foi possível observar que a taxa de desconto encontrada (diária) no experimento equivale a uma taxa de desconto anual de 44,0%, consideravelmente alta, resultado que pode ser atribuído ao chamado “efeito magnitude” em investimentos.

Biografia do Autor

Paulo Victor Cunha Porto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pesquisador Independente do Núcleo de Pesquisa da PUC-RIO, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Marcelo Cabús Klotzle, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor Associado do IAG da PUC-RIO, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Antonio Carlos Figueiredo Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor Associado do IAG da PUC-RIO, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Paulo Vitor Jordão da Gama Silva, Universidade do Grande Rio e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do PPGA da UNIGRANRIO e Professor Adjunto da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

PORTO, P. V. C.; KLOTZLE, M. C.; PINTO, A. C. F.; SILVA, P. V. J. da G. Efeito Magnitude nas Decisões de Investimentos. Nova Economia, [S. l.], v. 34, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8203. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

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