Sustentabilidade das finanças públicas via modelos para dados em painel com dependência cruzada: análise dos estados brasileiros
Resumo
Este estudo investiga a sustentabilidade das finanças públicas dos estados brasileiros a partir de dados trimestrais de receitas e despesas entre 2006 e 2020, com o objetivo de identificar grupos de estados que apresentem características semelhantes. É utilizado um modelo para dados em painel que permite controlar a dependência cruzada entre os estados, cuja omissão poderia levar a conclusões equivocadas. Encontramos dois padrões claros, a partir dos quais identificamos um grupo fiscalmente sustentável de 9 estados e um grupo insustentável, composto pelos demais.
Palavras-chave: Métodos de painel de dependência cruzada; sustentabilidade fiscal; dívida pública dos estados brasileiros.
Códigos JEL: E52, E62, H68
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduardo Lima Campos, Rubens Cysne
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).