A distribuição funcional da renda no Brasil: 1947-2019
Resumo
Resumo
O presente estudo calcula a distribuição funcional da renda para a economia brasileira entre 1947 e 2019. É o primeiro trabalho que apresenta a distribuição funcional da renda para todo o período calculada a partir de fontes de dados oficiais. As informações são consistentes com as contas nacionais brasileiras. Os resultados revelam o aumento da parcela dos salários, a queda da parcela dos rendimentos mistos, a estabilidade na parcela salarial e, portanto, na parcela dos lucros entre 1947 e 2019. Por sua vez, os movimentos cíclicos da distribuição funcional da renda decorreram da combinação de fatores econômicos e políticos no Brasil.
Palavras-chave: parcela salarial, rendimento misto, distribuição funcional da renda, contas nacionais, economia brasileira.
Códigos JEL: E01 E25, J30, N16, N36
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alessandro Donadio Miebach, Adalmir Antonio Marquetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).