Belt and Road Initiative e as implicações geoeconômicas para o Brasil
Resumo
Resumo
No século 21, a China passou por ciclos de transformações internas e externas e, a partir de 2013, o projeto Belt and Road Initiative vem desempenhando um papel de destaque. Concomitantemente a esse processo, o gigante asiático se aproxima de regiões como a América Latina, ocupando espaços geopolíticos e geoeconômicos. A partir desse novo contexto internacional, o objetivo deste artigo é investigar os desafios e oportunidades para o Brasil a partir de uma perspectiva de inclusão complementar da região neste projeto global. Como hipótese central, pretende-se ratificar que a globalização chinesa institucionalizada aumentaria as relações comerciais, os investimentos e o financiamento, alavancando tanto a infraestrutura quanto a capacidade de produção e escoamento do Brasil. Com a utilização de métodos mistos e sob as perspectivas teóricas da Nova Economia do Projetamento e da Geoeconomia Híbrida, a inclusão da América Latina na estratégia global chinesa traria desafios para o Brasil no cenário internacional.
Palavras-chave: Belt and Road Initiative; Relações sino-brasileiras; Nova Economia do Projetamento; Geoeconomia híbrida; Globalização institucionalizada chinesa.
Códigos JEL: O1, O2, F5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bernardo Salgado Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).