Alguns fatos estilizados sobre choques externos e surtos inflacionários no Brasil, 1951-1985
Resumo
Resumo
O presente artigo estuda as causas do aumento da inflação no Brasil de 1951 a 1985, período em que as taxas de inflação brasileiras estiveram entre as mais altas do mundo. Para tanto, identifica os episódios de surto inflacionário no Brasil nesse período e observa se eles estiveram relacionados a fatores de pressão de custos, notadamente choques externos (desvalorizações cambiais e / ou choques de preços de commodities. Observa-se que sete dentre os oito episódios de surto inflacionário identificados no período foram precedidos ou concomitantes a alguma forma de choque externo. Mostramos também que essa análise é profundamente associada com a tradição estruturalista Latino Americana em termos de interpretação do fenômeno inflacionário.
Palavras-chave: Brasil, inflação de custos, choques externos.
Códigos JEL: N16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carlos Pinkusfeld Bastos, Eduardo F. Bastian , Ricardo Bielshowsky
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).