Disposição a pagar pelos serviços ecossistêmicos da água em uma bacia hidrográfica da maior região semiárida da América do Sul

Autores

Resumo

Resumo

Este estudo apresenta o resultado sobre a Disposição A PagaR (DAP) de Serviços Ecossistêmicos (SE) reguladores da água em uma bacia hidrográfica brasileira. O semiárido brasileiro é a maior região semiárida da América do Sul, esta área é classificada como o semiárido mais povoado do mundo. 393 questionários foram aplicados utilizando o Método de Avaliação Contingente (MVC). Dos inquiridos no território da bacia, mais de (77,9%) expressaram uma DAP positiva para manter os (SE) da Água. O pagamento pela conservação dos (SE) reguladores da água foi de R$ 10,00/mês, a qualidade da purificação da água pareceu ser um aspecto importante em termos do valor atribuído no pagamento. Por outro lado, os votos de protesto por não pagamento, que foram (22,1%), apontavam para o pagamento de muitos impostos. A (DAP) para a conservação da água foi definida pelo interesse ambiental e pela perda dos (SE) prestados da Caatinga.

Keywords: Caatinga, Avaliação Ambiental, Gestão de bacias hidrográficas.

JEL Codes: Q25, Q57, Q56

Biografia do Autor

Josimar Vieira dos Reis, Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPE) – Recife/PE, Brasil.

Doutorando (2019) e Mestre (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco - PRODEMA/UFPE.

Josiclêda Domiciano Galvíncio, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT/UNIVASF) – Juazeiro/BA, Brazil.

Professora Associado I da Universidade Federal de Pernambuco, Membro Permanente do Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Mestrado), Membro permanente do Programa de Associacao em Rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Doutorado). Professor colaborador do Programa de Pos-graduacao em Tecnolgia Ambiental, mestrado profissionalizate, do ITEP. Professor permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ciências Ambientais. 

Mario de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPE) – Recife/PE, Brasil.

Professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2004 a 2009. É Professor Titular e leciona nos cursos de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, no Mestrado em Engenharia Agrícola e no Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Coordena o Laboratório de Meteorologia LABMET/UNIVASF e desenvolve pesquisas nas áreas de meteorologia, agrometeorologia e climatologia.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

REIS, J. V. dos .; GALVÍNCIO, J. D.; LEITÃO, M. de M. V. B. R. Disposição a pagar pelos serviços ecossistêmicos da água em uma bacia hidrográfica da maior região semiárida da América do Sul. Nova Economia, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 293–318, 2022. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/6797. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares