Economia Colaborativa: a nova instituição econômica
Resumo
Resumo
A economia compartilhada é uma nova instituição econômica. Esta conclusão foi alcançada a partir de uma análise aprofundada da teoria institucional e da proposta de Schumpeter sobre consumo e revoluções tecnológicas. Esta não é uma questão menor, dada a sua importância hoje e a tendência acentuada dos usuários, dada sua institucionalização, no uso de plataformas digitais para obter produtos e serviços. Essas plataformas, chamadas ponto a ponto ou p2p, reduzem a incerteza e criam confiança entre as partes, fornecendo elementos de decisão e analisando informações. Este é um dos elementos principais desta instituição. O texto trata dos principais autores sobre economia compartilhada status institucional e existência. Seu status institucional e sua existência como mecanismo que permite abordar o ótimo social, o sujeito super decisor de Harsanyi e as formas de consumo.
Palavras-chave: consumo colaborativo, economia compartilhada, instituições, quinta revolução tecnológica, Schumpeter, Veblen
Códigos JEL: O3, B24, B25, B52, Z13
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Libardo Acosta, Carlos Tello-Castrillón, Jose Londoño-Cardozo, Luisa Fernanda Rengifo Pasiminio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).