Automação e perda de empregos: o caso brasileiro
Resumo
Resumo
Inovações tecnológicas estão ampliando a capacidade da máquina substituir o trabalho humano. Neste cenário, procuramos estimar – tomando como base o estudo de Frey e Osborne (2017), que utiliza dados americanos, e tem sido muito citado – quantos empregos brasileiros podem ser eliminados, em uma ou duas décadas, em virtude de tecnologias já existentes na atualidade. Ajudamos a incrementar as evidências existentes, para o caso brasileiro, dado que consideramos a estrutura do mercado de trabalho como um todo – incluindo os setores formal e informal – quando estimamos a proporção de empregos que podem ser substituídos por máquinas. Nossos resultados indicam que 58,1% dos empregos brasileiros podem desaparecer, nos próximos 10 ou 20 anos, em função da automação. Além disso, observamos que os trabalhadores ocupados no setor informal têm maior chance de ver seus empregos sendo substituídos por máquinas do que aqueles empregados no setor formal.
Palavras-chave: Automação, Mudanças Tecnológicas, Perda de Emprego, Escolha Ocupacional
Classificação JEL: E24, J23, J24, O33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruno Ottoni Eloy Vaz, Lucas Alexandre Estrela Ferreira Fernandes, Paulo Rocha e Oliveira, Ana Tereza Pires dos Santos, Tiago Cabral Barreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).