Microeconomia da criatividade: uma construção epistemológica

Autores

  • Thiago Cavalcante de Souza Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4629-5137

Resumo

Este artigo analisa a epistemologia da criatividade no pensamento microeconômico e evolucionário. Aplicando o método semântico e ontológico, a pesquisa demarca os elementos psicodinâmicos e multidimensionais vinculados à teoria da criatividade que estão presentes na representação do processo criativo exercido pelos indivíduos dentro da microeconomia neoclássica e evolucionária. São adotados como estrutura científica de análise os paradigmas microeconômicos neoclássico seminal, oligopolista e neoschumpeteriano. Como resultado, elabora-se uma representação sistêmica do processo criativo a partir da definição do termo ‘criatividade econômica’.

Palavras-chave: método econômico; filosofia da economia; psicologia econômica; inovação.

Códigos JEL: B21, B41, L20.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

SOUZA, T. C. de. Microeconomia da criatividade: uma construção epistemológica . Nova Economia, [S. l.], v. 31, n. 3, p. 809–837, 2021. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/6342. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares