Catching up, falling behind: a necessidade de coalizões políticas para inovação e desenvolvimento inclusivo na África do Sul
Resumo
Resumo
Esse artigo contribui para a literatura sobre catch-up econômico por meio da análise do caso da África do Sul, um país preso em uma armadilha de renda média. Ele usa o modelo dos ciclos viciosos decorrentes da desigualdade e da concentração de renda de Albuquerque (2019), juntamente com a noção de "coalizões de aprimoramento" (Doner e Schneider 2016) necessária para desafiar esses ciclos viciosos, para analisar a persistência de lock-ins. Em seguida, analisa um projeto de astronomia global, uma "janela de oportunidade" baseada em capacitações historicamente cultivadas, promovida por coalizões de aprimoramento operando no interesse nacional. Em contraste, se propõe um ‘desvio’ para construir capacitações domésticas, impulsionado por uma coalizão de aprimoramento centrada no desenvolvimento econômico local e nos meios de vida na economia informal. O artigo tem como objetivo reforçar a evidência de como a desigualdade é tanto causa quanto consequência de uma armadilha de renda média e ampliar o debate sobre como as coalizões de aprimoramento podem ser uma estratégia crítica para quebrar lock-ins.
Palavras-chave: armadilha da renda média, desigualdade, coalizões de aprimoramento, lock-ins, África do Sul
Códigos JEL: O33, O38, O20, O11, O17, O55
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Glenda Kruss
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).