A questão da maquinaria em Ricardo, Marx e Wicksell

Autores

Resumo

Resumo

Este artigo busca refletir acerca dos impactos das inovações tecnológicas sobre o emprego, a partir de três autores de concepções teóricas distintas, quais sejam, Ricardo, Marx e Wicksell. Em particular, procura-se recuperar os argumentos utilizados em três importantes abordagens do problema: a da compensação; a da tendência intrínseca de geração de desemprego tecnológico, sujeito a contratendências; e a de equilíbrio ótimo, com maximização do produto e aumento de salários. Após a análise dos debates, o artigo mostra como várias das questões neles presentes permanecem ainda nas discussões atuais, destacando seu caráter inconcluso.

Palavras-chave: questão da maquinaria; inovação, desemprego.

Códigos JEL: B30, J30, J60, J64.

Biografia do Autor

Rafael de Acypreste, Departamento de Economia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Doutorando em Economia, Mestre e graduado em Direito, todos pela Universidade de Brasília. Pesquisa emprego e automação.

Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Departamento de Economia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1973), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1977) e doutorado em Monnaie, Finance et Banques - Université de Paris X, Nanterre (1989). É professor titular da Universidade de Brasília. Tem publicações e pesquisas nas áreas de Economia Monetária, Economia Politica, História do Pensamento Econômico e, mais recentemente na área de Economia do Turismo. Trabalha atualmente com os temas: instabilidade financeira, política monetária, papel do Estado, controvérsias em economia monetária 

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

ACYPRESTE, R. de; MOLLO, M. de L. R. A questão da maquinaria em Ricardo, Marx e Wicksell. Nova Economia, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 587-611, 2021. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/6036. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Números Regulares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)