Violência contra professores nas escolas brasileiras: determinantes e consequências
Resumo
Resumo
Este artigo objetiva avaliar como as características sociodemográficas e do ambiente escolar afetam a probabilidade de violência contra o professor. De forma complementar, investiga o impacto da violência escolar sobre o conteúdo desenvolvido em classe, variável relacionada ao aprendizado dos alunos. Foram utilizados os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2017, aliados aos modelos Logit e Logit multinominal. Os resultados mostram que características pessoais dos professores como ser homem, mais velhos e receber baixo salário aumentam a probabilidade de relatos de violência contra a vida. Além disso, professores que lecionam em classes formadas por maioria de alunos homens, não brancos, de famílias monoparentais e com educação materna baixa possuem maiores chances de relatar violência. Cabe destacar ainda que sofrer violência, seja ela física ou contra propriedade, diminui consideravelmente as chances de os professores desenvolverem o conteúdo programado.
Palavras-chave: violência escolar, professores, ambiente de trabalho.
Códigos JEL: I29, C25, K42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Wander Plassa, Pietro André Telatin Paschoalino, Luan Vinicius Bernardelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).