Os determinantes da receita tributária e do esforço tributário em países desenvolvidos e em desenvolvimento: teoria e novas evidências 1996-2015
Resumo
Este trabalho estima o esforço fiscal de um grupo de cinquenta e nove países desenvolvidos e em desenvolvimento para o período 1996-2015, pela comparação da relação receita tributária atual e PIB (Produto Interno Bruto) e a mesma relação estimada e derivada de uma função tributária internacional. Esta função relaciona a receita tributária a várias medidas da capacidade tributária e um país, tais como o nível da renda per capita; a participação do comércio no PIB, a estrutura produtiva, e o nível de intermediação financeira. A função tributária é estimada usando dados cross-section; séries de tempo e cross-section interpolada e painel de dados com efeitos fixos. Os resultados são comparados e mostram uma amplitude de esforço fiscal entre países. Implicações para políticas são então apresentadas. O trabalho critica os estudos que incluem variáveis institucionais e outras não relacionadas com a base fiscal para se estimar o esforço fiscal, pois na verdade são explicações dos motivos pelos quais relações tributárias diferem entre países, não o esforço fiscal par si próprio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo Piancastelli, Anthony Philip Thirlwall
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).