Teoria marxista da dependência: a contribuição teórica de Ruy Mauro Marini

Autores

Resumo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo retomar duas categorias formuladas por Ruy Mauro Marini – superexploração da força de trabalho e subimperialismo – e suas respectivas articulações na compreensão das especificidades do desenvolvimento capitalista nos países periféricos e dependentes latino-americanos, a partir da forma particular que assumem na divisão internacional do trabalho. Adicionalmente, serão pontuados alguns elementos sobre a importância do aspecto político na obra de Marini, e como as supracitadas categorias são centrais na articulação de sua intepretação acerca dos problemas políticos, econômicos e sociais da América Latina, os quais poderiam ser equacionados somente a partir da própria superação do modo de produção capitalista.

Palavras-chave: teoria marxista da dependência; capitalismo dependente; capitalismo periférico; superexploração da força de trabalho, subimperialismo.

Códigos JEL: B14, B24, B51, O54.

Downloads

Publicado

2021-07-19

Como Citar

DUARTE, P. H. E. Teoria marxista da dependência: a contribuição teórica de Ruy Mauro Marini. Nova Economia, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 131-156, 2021. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/5778. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Números Regulares