Alienação e fetichismo na crítica da economia política de Karl Marx
Resumo
Esse artigo explora a conexão entre os conceitos de alienação e fetichismo da mercadoria na obra de Karl Marx e seu papel na crítica da economia política. O artigo analisa os diferentes tipos de alienação presentes na obra de juventude de Marx, articulando-os com o tema do fetichismo em sua obra madura, mostrando como a noção de alienação é subsumida pela teoria do fetichismo. Para concluir, este artigo busca estabelecer as características fundamentais do fetichismo da mercadoria e a maneira pela qual esse conceito expressa uma crítica radical à modernidade. Finalmente, este artigo demonstra que a crítica à modernidade e seus modos de socialização, como Marx as entendia, demandava um engajamento e uma crítica dos economistas políticos, dado que os mecanismos modernos de alienação e fetichismo são fundamentalmente baseados em práticas econômicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tomás Lima Pimenta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).