Alienação e fetichismo na crítica da economia política de Karl Marx

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Resumo

Esse artigo explora a conexão entre os conceitos de alienação e fetichismo da mercadoria na obra de Karl Marx e seu papel na crítica da economia política. O artigo analisa os diferentes tipos de alienação presentes na obra de juventude de Marx, articulando-os com o tema do fetichismo em sua obra madura, mostrando como a noção de alienação é subsumida pela teoria do fetichismo. Para concluir, este artigo busca estabelecer as características fundamentais do fetichismo da mercadoria e a maneira pela qual esse conceito expressa uma crítica radical à modernidade. Finalmente, este artigo demonstra que a crítica à modernidade e seus modos de socialização, como Marx as entendia, demandava um engajamento e uma crítica dos economistas políticos, dado que os mecanismos modernos de alienação e fetichismo são fundamentalmente baseados em práticas econômicas.

Biografia do Autor

Tomás Lima Pimenta, New School for Social Research

PhD in Philosophy at the New School for Social Research

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Publicado

2020-10-04

Como Citar

PIMENTA, T. L. Alienação e fetichismo na crítica da economia política de Karl Marx. Nova Economia, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 605–628, 2020. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4958. Acesso em: 5 nov. 2024.

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