Risco Moral Ex-ante: uma evidência empírica para o setor de seguro saúde privado no Brasil
Resumo
Este artigo explora a existência de risco moral ex-ante no setor de saúde suplementar no Brasil. Antes do evento da doença, indivíduos com plano/seguro saúde não têm incentivos para procurar cuidado preventivo se esse não for contratado previamente. O conjunto de dados utilizado inclui registros administrativos longitudinais da utilização de cuidados de saúde de um plano de saúde brasileiro patrocinado pelo empregador. A estratégia empírica é baseada em uma mudança exógena e antecipada na cobertura de seguro de saúde não associada à condição de saúde. Os resultados mostram um aumento de até 17% nas
consultas médicas e 22% nos exames diagnósticos. As consultas médicas começam a aumentar a partir do quinto mês antes do indivíduo deixar a carteira com um pico em dois meses. Para testes diagnósticos, o maior aumento foi observado em um e dois meses antes da perda da cobertura do plano de saúde.
Palavras-chave: risco moral ex-ante, plano de saúde, auto-seguro, setor de saúde suplementar no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).