A região de aprendizagem como temática e ângulo de observação

Autores

  • Hoyêdo Nunes Lins

Palavras-chave:

aprendizagem, inovação,

Resumo

Os desafios associados às mudanças econômicas  recentes ampliaram a importância da aprendizagem e da inovação para o desempenhoindustrial e o desenvolvimento econômico. De fato, em diferentes realidades, os problemas relacionados a esses processos, considerados coletivos e interativos, passaram a figurar no centro das atenções das políticas. Noção de destaque no debate atual sobre inovação e competitividade é a de região de aprendizagem, que remete ao problema do enraizamento territorial dos processos de aprendizagem coletiva organizados institucionalmente. Este artigo focaliza a idéia de região de aprendizagem, apreendida conforme o  esboço trazido pela literatura que se baseiaem casos de sucesso no capitalismo central, utilizando-a como “chave de leitura” sobre experiências de aglomerações industriais de  Santa Catarina: o Médio Vale do Itajaí, importante área de produção têxtil e vestuarista, e o Sul catarinense, envolvido na fabricação de cerâmica de revestimento, um dos principais aglomerados dessa indústria no País.

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Publicado

2009-06-05

Como Citar

LINS, H. N. A região de aprendizagem como temática e ângulo de observação. Nova Economia, [S. l.], v. 17, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/484. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares