Francisco Simch (1877-1937): um economista prático germanófilo no sul do Brasil
Resumo
Francisco Rodolpho Simch foi um economista e burocrata governamental inserido no processo de
transmissão internacional de ideias econômicas, entre o século XIX e o XX. Nascido em localidade
de colonização alemã no Rio Grande do Sul, Simch se tornará um intelectual germanófilo e terá
relevância na região no tocante ao estabelecimento do ensino de economia, à criação e consolidação de
instituições científicas e à exploração de recursos naturais. Seu livro-texto Programa de economia social inspirou-se na tradição alemã oitocentista de organização do conhecimento econômico. Pouco frequente nas narrativas históricas sobre o pensamento econômico brasileiro, a produção de Simch revela, a partir da perspectiva da difusão internacional das ideias, especificidades relativas à forma de ensino de economia e à peculiar articulação entre a teoria e a política econômica.
Palavras-chave: Francisco Simch, difusão internacional de ideias, pensamento econômico brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).