Políticas públicas e governança multinível para promover a economia criativa a partir do campo cultural: suporte interfederativo para a política de Curitiba

Autores

Palavras-chave:

Development policy, creative economy, public policy for culture, sustainable development, urban development

Resumo

O design e a implementação de políticas públicas para promover a economia criativa como uma nova base de desenvolvimento sustentável não têm mostrado resultados semelhantes em diferentes sociedades. Este artigo tem como objetivo avaliar a força e a capacidade de um sistema de governança multinível brasileiro formado por instituições e atores nos níveis federal, estadual e local para conceber e implementar políticas públicas para promover a economia criativa como uma alternativa para desenvolvimento. A análise é orientada pelo conceito
de governança multinível, considerando as relações horizontais e as verticais para abordar os problemas de interesse público relacionados à institucionalização da economia criativa. O modelo Múltiplos Fluxos foi necessário para o mapeamento de processos para a formulação de políticas públicas. Os resultados indicam as dificuldades par formar um sistema de governança multinível com capacidade sufi ciente para projetar e implementar políticas públicas do campo cultural para promover a economia criativa no nível federal, no estado do Paraná e na cidade de Curitiba.

Biografia do Autor

Mario Procopiuck, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mario Procopiuck is Professor at the Postgraduate Program in Urban Management at the Catholic University of Paraná (PUCPR) in Curitiba, Brazil, where he writes about urban management, sustainable development, public policy, creative economy, multilevel governance, and creatives cities.

 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Street: Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho.

PO box: 16210.

City: Curitiba

State: Paraná

Zip Code: 80215-901

Email: mario.p@pucpr.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7346-1938

CV: http://lattes.cnpq.br/2464341539930740

Schirlei Mari Freder, FAE University Center

Schirlei Mari Freder is a doctoral candidate at the Postgraduate Program in Urban Management at the Catholic University of Paraná (PUCPR) in Curitiba, Brazil. Her dissertation is about the role of creative economy as multilevel public policy in federal system. Additional research interests include creative economy, public policy, creative economy, multilevel governance, creatives cities, urban ecosocioeconomy.

Downloads

Publicado

2020-10-04

Como Citar

PROCOPIUCK, M.; FREDER, S. M. Políticas públicas e governança multinível para promover a economia criativa a partir do campo cultural: suporte interfederativo para a política de Curitiba. Nova Economia, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 383–405, 2020. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4716. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares