Marx jornalista: a empiria a serviço da crítica da economia política

Autores

Resumo

Este artigo busca evidenciar a importância das atividades jornalísticas desenvolvidas por Marx entre os anos de 1848 e 1857 para o processo de elaboração de sua crítica da economia política. Sem abandonar seus trabalhos teóricos, o jornalismo e seu envolvimento com a apreensão dos aspectos práticos da realidade social possibilitaram a Marx o refi namento de dois aspectos essenciais para a elaboração de sua crítica: a forma e o conteúdo das categorias da economia política. Por isso, para além dos desenvolvimentos teóricos
daquele período contidos tanto nos Cadernos de Londres, quanto no epistolário Marx-Engels, a empiria aparece como momento fundamental da trajetória teórico-metodológica de Marx, que culminaria na elaboração dos Grundrisse nos anos de 1857-1858.


Palavras-chave: jornalismo, empiria, crítica da economia política, método dialético.

Biografia do Autor

Adriano Lopes Almeida Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Professor do Departamento de Economia

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

TEIXEIRA, A. L. A. Marx jornalista: a empiria a serviço da crítica da economia política. Nova Economia, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 939–962, 2019. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4632. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares