Avaliação do impacto do processo de seleção de diretores em escolas públicas brasileiras

Autores

Resumo

A qualidade da educação no Brasil ainda avança lentamente, apesar dos esforços de políticas públicas. Embora a literatura internacional já aponta para a importância da gestão escolar e perfil do diretor no desempenho dos alunos, essa discussão é ainda recente no Brasil. Nesse estudo nós investigamos o efeito do processo de seleção de diretores no desempenho dos alunos de escolas públicas estaduais brasileiras. Os resultados mostram que que, embora o efeito do processo de seleção não seja claro, o efeito das características do diretor indica que processos mais técnicos e democráticos de escolha do diretor tendem a selecionar diretores mais qualificados em termos de liderança e habilidades gerenciais. O diretor experiente, que tem tempo para implementar mudanças e que adota práticas gerenciais para estimular os professores apresentam melhores resultados, em termos de desempenho dos alunos. Nesse sentido, é importante que o processo seletivo escolha profissionais com as características mencionadas.

Palavras-chave ensino fundamental; seleção de diretores; avaliação de políticas educacionais; diferenças em diferenças pareamento com escore de propensão

Downloads

Publicado

2019-10-11

Como Citar

PEREDA, P. C.; LUCCHESI, A.; MENDES, K. D.; BRESOLIN, A. B. Avaliação do impacto do processo de seleção de diretores em escolas públicas brasileiras. Nova Economia, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 591-621, 2019. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4242. Acesso em: 23 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares