Avaliação do impacto do processo de seleção de diretores em escolas públicas brasileiras
Resumo
A qualidade da educação no Brasil ainda avança lentamente, apesar dos esforços de políticas públicas. Embora a literatura internacional já aponta para a importância da gestão escolar e perfil do diretor no desempenho dos alunos, essa discussão é ainda recente no Brasil. Nesse estudo nós investigamos o efeito do processo de seleção de diretores no desempenho dos alunos de escolas públicas estaduais brasileiras. Os resultados mostram que que, embora o efeito do processo de seleção não seja claro, o efeito das características do diretor indica que processos mais técnicos e democráticos de escolha do diretor tendem a selecionar diretores mais qualificados em termos de liderança e habilidades gerenciais. O diretor experiente, que tem tempo para implementar mudanças e que adota práticas gerenciais para estimular os professores apresentam melhores resultados, em termos de desempenho dos alunos. Nesse sentido, é importante que o processo seletivo escolha profissionais com as características mencionadas.
Palavras-chave ensino fundamental; seleção de diretores; avaliação de políticas educacionais; diferenças em diferenças pareamento com escore de propensão
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).