Movimentos recentes dos preços do petróleo e os cenários futuros
Resumo
Os movimentos recentes dos preços do petróleo trouxeram várias especulações sobre as previsões futuras. Este é um fato normal pois o petróleo é a fonte de energia mais relevante no mundo e teve uma enorme queda em seus preços após 2014. Este artigo examina as probabilidades de cenários para o preço à vista. Os preços foram modelados por processos estocásticos usando o modelo de Schwartz e Smith. A calibração do modelo é baseada na estrutura a termo dos preços futuros. A partir do fato de que a distribuição do preço à vista é log-normal, definimos as probabilidades de valores do preço à vista para diferentes horizontes de tempo. Concluímos que a recuperação dos preços será lenta nos próximos quato anos. Além disso, a probabilidade de preços inferiores a US$ 20/barril é a mesma que a probabilidade de preços superiores a US$ 50/barril. A metodologia tem várias aplicações práticas para autoridades no planejamento do setor de energia e para empresas de petróleo no processo de aprovação de projetos de investimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).